19 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Crea-PR fiscaliza montagem de estruturas no 34º Show Rural

Fiscalização de prevenção ocorre em toda a estrutura do evento a partir desta quarta-feira (02)...

Crea-PR fiscaliza montagem de estruturas no 34º Show Rural

Com o objetivo de colaborar com a máxima segurança de todos que estarão circulando nas estruturas do Parque Tecnológico Coopavel durante a 34ª edição do Show Rural, equipes do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) realizarão, nos dias 02 e 03, uma operação de fiscalização preventiva em toda a estrutura do evento, considerado o maior do agronegócio brasileiro em toda a América Latina. 

Segundo o gerente da regional Cascavel do Crea-PR, Engenheiro Civil Geraldo Canci, a fiscalização tem como foco averiguar a presença de profissionais habilitados envolvidos na montagem; existência das documentações necessárias e possíveis irregularidades. 

“Somente na última edição presencial, em 2020, foram mais de 300 mil visitantes. Essa é só uma amostra que comprova a magnitude do Show Rural e é responsabilidade nossa, enquanto Crea-PR, de fiscalizarmos a presença de profissionais habilitados em prol da segurança da sociedade”, explica Geraldo. 

Profissionais habilitados na montagem e estrutura dos estandes, na instalação de aparelhos de ar-condicionado, além de outros sistemas elétricos temporários e nos projetos de prevenção contra incêndios serão observados. A instalação de geradores, iluminação e sonorização, torres temporárias de internet e rádio e o controle de materiais também são serviços que serão verificados pelo Conselho, conforme explica a Engenheira Eletricista e Inspetora do Crea-PR, Luana Veber.

“Em feiras como o Show Rural, temos algumas instalações elétricas provisórias. Para esse tipo de instalação, existem normativas dentro da NBR 5410 e durante a fiscalização, sempre revisamos essa parte, verificando, por exemplo, se o profissional responsável é habilitado com pelo menos certificação de NR10 para fazer instalações elétricas, e prestando atenção na compatibilização de tensão e corrente da instalação com equipamentos, o que pode evitar problemas como incêndios e sobrecargas”, explica. 

Segundo a Engenheira, a tensão padrão do Parque Tecnológico é 220V, o que exige ainda mais atenção por parte dos instaladores. 

“Todos os equipamentos precisam atender essa tensão dos 220V ou, caso não atendam, é preciso que seja feita a instalação de transformadores pra fazer a conversão para 127V. Outro ponto importante é o cálculo de demanda e tensão de cada equipamento dentro dos estandes, dispositivos de DPS (dispositivo de proteção contra surtos elétricos) para evitar descargas atmosféricas, além de uma atenção na hora da compra, já planejando se o equipamento ou fiação ficarão, ou não, expostos a chuva e sol”,  aconselha Luana. 

A ação de fiscalização já é tida como tradicional e ocorre sempre que o Show Rural está perto de abrir as portas para o público. A iniciativa não tem o foco punitivo, mas em caso de irregularidades, os responsáveis serão notificados para providenciarem as devidas adequações. 

Neste ano, serão mais de 400 expositores dos mais diferentes setores da cadeia do agro, de 7 a 11 de fevereiro, em uma área de 720 mil metros quadrados com atividades realizadas ao ar livre. Durante o evento, o Crea-PR também terá um estande à disposição da população e dos profissionais das Engenharias e Agronomia. O objetivo é aproximar ainda mais a comunidade do Conselho e fortalecer o fornecimento de informações sobre a atuação da autarquia.

Por: SOT/Via: Assessoria Pro.zza Comunicação - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade