01 de fevereiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Deputados Estaduais requerem regime de Urgência para Projeto que proíbe Passaporte Sanitário no PR


Na tarde desta terça feira (08), 19 deputados estaduais protocolaram requerimento solicitando regime de urgência para a votação do Projeto de Lei 655/2021, de autoria do deputado Ricardo Arruda, Coronel Lee e Delegado Fernando Martins, que pretende proibir a exigência de passaporte sanitário de qualquer cidadão no Estado. A votação está programada para a sessão de amanhã, às 9 horas.

De acordo com a proposta, considera-se passaporte sanitário a comprovação de vacinação contra a COVID-19 como condição para realização do exercício dos direitos e garantias constitucionais previstos no artigo 5º da Constituição Federal. Segundo os deputados requerentes trata-se de segregação, cerceamento de liberdades individuais e da obrigatoriedade da vacina. 

Para o Deputado Marcio Pacheco inúmeras arbitrariedades estão sendo aplicadas não só no Paraná como em todo o País. “Não há lei neste país que regulamente qualquer tipo de exigência ou obrigatoriedade de vacinação. Há uma insegurança jurídica e nós desejamos que a ALEP se posicione sobre essa situação. Nós queremos deliberar esse projeto que proíbe no estado do Paraná a exigência de passaporte sanitário”.

Ainda segundo o Deputado Marcio Pacheco a autonomia dada às Universidades pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Enrique Ricardo Lewandowski, ainda precisa de um amparo legal, uma lei sobre o tema para que as instituições possam exercer uma autonomia plena. “Portanto abusos estão ocorrendo, prefeitos estão tomando decisões arbitrárias impondo sobre a vida do cidadão uma obrigatoriedade que não tem nenhum amparo em lei. Queremos dar segurança e tranquilidade para a nossa população. A vacina deve ser um direito, jamais uma imposição”, afirma categoricamente.

Assinam o requerimento os seguintes Deputados Estaduais: Ricardo Arruda, Marcio Pacheco, Homero Marchese, Coronel Lee, Bazana, Soldado Fruet, Alexandre Amaro, Cantora Mara Lima, Soldado Adriano José, Gilberto Ribeiro, Gilson de Souza, Plauto Miró e Boca Aberta Junior, Rodrigo Estacho,Galo, Luiz Fernando Guerra, Delegado Jacovós, Delegado Fernando Martins e Elio Rusch.

Segundo o regimento interno da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) em seu Art. 217, a Urgência é a dispensa de exigências, interstícios ou formalidades regimentais. Em seu § 1º O requerimento solicitando urgência para a tramitação de proposição deve ser fundamentado e apoiado por 1/3 (um terço) dos Deputados ou por líderes que representem esse número.

/Via: Assessoria Andrea Percegona - Foto: Divulgação

Tags: