20 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Município e Itaipu entregam 20 casas a agentes ecológicos que realizam sonho da casa própria

Ação faz parte do programa Sustentar, que também viabiliza a instalação dos Ecopontos em Cascavel...

Município e Itaipu entregam 20 casas a agentes ecológicos que realizam sonho da casa própria

“Esta é a realização de um sonho. Agora estou morando em uma casa de verdade e meus filhos estão seguros”. As palavras carregadas de emoção e felicidade são da dona de casa Tatiane de Jesus de 28 anos, que deixou o barraco de madeira em que vivia, no Jardim Colmeia e passou a morar em uma casa de alvenaria com banheiro, sala, cozinha e dois quartos e com forro em laje.

Tatiane e outras nove famílias vindas de barracos improvisados do Jardim Colmeia já ocupam dez das 20 casas com 32 metros quadrados, que foram construídas na Rua João Goulart, no Jardim Veneza. Desse total, cinco unidades com 49 metros quadrados são adaptadas para pessoas portadoras de deficiência.

A parceria - A realização dos sonhos desses agentes ecológicos foi possível através de uma parceria entre Itaipu Binacional e Prefeitura de Cascavel. Ao todo, foi investido mais de um R$ 1 milhão na construção das unidades habitacionais.

A Binacional custeou 100% da construção e o Município investiu ainda outros R$ 388.067,76 em obras complementares, além de disponibilizar o terreno.

A entrega oficial das casas ocorreu em solenidade na tarde desta segunda-feira (18), em Cascavel. No ato, a agente ecológica Elaine Cristina Dias Soares recebeu das mãos do prefeito Leonaldo Paranhos as chaves que abrem as portas da casa dela. “É um sonho realizado. Eu só tenho a agradecer pela Prefeitura olhar por nossas necessidades. É muita alegria em ter minha casa”, conta.

Na ocasião, o prefeito fez um pedido especial: que a documentação das residências fosse assinada no nome das mulheres. “Não é nada de preconceito. Vi que a mulher é muito responsável. E quando se diz em casa, é muito mais. Com todo respeito, é um gesto por tudo aquilo que significa a mulher. O homem de bem não vai ter nada contra”, pontua o gestor.

Para a família do jardineiro Claudinei Acorinthe, a nova casa significa oferecer mais segurança e conforto para os dois filhos e a esposa. “Há 22 anos estamos casados e sempre sonhamos em ter nossa casa própria. Era difícil demais onde a gente vivia. O aluguel era caro, não tinha água tratada, a luz era clandestina, chovia dentro de casa e nos fundos tinha um rio que tirava nosso sossego por causa das crianças. Agora estamos morando em um bairro que tem tudo perto. Escola, posto de saúde, igreja, asfalto, água tratada, luz. Aqui nós temos tudo”, disse Claudinei.

Critérios para seleção - De acordo como secretário do meio Ambiente, Wagner Yonegura, a casas são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade e risco Social, com vistas à implementação da Coleta Solidária de recicláveis. “É uma satisfação saber que o programa está virando uma realidade. É uma alegria enorme o Município cumprir com o programa”, destaca.

Os valores das prestações que os moradores vão pagar ainda não foram definidos “mas deve obedecer a critérios sociais, levando em conta a renda da família. Queremos que elas tenham condições de pagar pela casa e ter uma vida digna”, explicou o presidente da Cohavel, Adani Triches.

PROGRAMA SUSTENTAR - As entregas das casas fazem parte de um projeto muito maior: o Programa Sustentar, que viabiliza a instalação de seis Ecopontos em Cascavel, em regiões periféricas, que visa formalizar o segmento dos coletores de recicláveis, os chamados agentes ecológicos.

Os seis Ecopontos serão nos bairros Cascavel Velho, Quebec, Santa Cruz, Melissa, Brasília e o único no Centro que é o Ecoponto da Manaus, esse é uma exceção, visto que também será utilizado como Ecoponto Educativo para ensinar as crianças a importância da reciclagem.

Segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, a iniciativa prevê resgatar a autoestima dos agentes ecológicos e também propiciar renda garantida a esses trabalhadores. “Além dos ecopontos, terão barracões equipados, seis caminhões, uniformes para eles atuarem e estamos trabalhando com a possibilidade de ter um piso salarial, que é um salário mínimo para quem trabalha com esse setor. O projeto das casas ainda é um piloto, mas já percebemos que é muito bem aceito, por conta dessas casas de qualidade. Dessa forma, já determinei a Cohavel para encontrar terrenos no Município perto dos Ecopontos para criar conjuntos habitacionais próximos a essas áreas. Um programa que alcance a necessidade de todos”, explica. 

Por: SOT/Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade