Raça Purunã: DNA paranaense no campo
O Purunã é resultado da junção do que há de melhor nas raças Charolês, Caracu, Aberdeen Angus e Canchim...

Em 1980, um grupo de pesquisadores do IAPAR-PR, hoje IDR-PR, iniciou um projeto de pesquisa das melhores raças para se ter o cruzamento que resultasse em uma raça bovina de alta qualidade. Foi aí que em 2012 surgiu a Raça Purunã, legitimamente paranaense.
O Purunã é resultado da junção do que há de melhor nas raças Charolês, Caracu, Aberdeen Angus e Canchim, o que se reflete em características que fazem com que ela seja a preferida do produtor ao consumidor.
“O Purunã traz para o produtor a versatilidade de um animal altamente produtivo, rústico, com fertilidade alta, fêmea com habilidade materna excepcional, e que ganhasse também no frigorífico e no consumidor final. Hoje, se chega a alto ganho de peso, excelente ganho de carcaça, extremamente fértil e que se adapta a qualquer terreno e alimentação”, relata Piotr Laginski, criador parceiro do IDR-PR.
Envolvido no projeto de pesquisa desde o seu início, o pesquisar José Luis Moletta revela que o processo de pesquisa está sendo ampliado para fazer o aprimoramento da raça.
“A continuidade do trabalho dentro do IDR-PR será baseada no banco genético da raça para que ela continue evoluindo com o potencial de melhorar, ainda mais, a pecuária do Paraná e do Brasil. Queremos ampliar a adaptabilidade aos climas mais quentes, a melhora da qualidade da carne e vamos iniciar um projeto para estudar o genoma e das características específicas de cada qualidade que o Purunã detém”, revela Moletta.
Os animais da Raça Purunã estão expostos no setor de Pecuária do Show Rural Coopavel, que será realizado até a próxima sexta-feira.
Mais Lidas
Publicidade