Vencedores do Hackathon Show Rural terão apoio para continuidade dos projetos
Além das três primeiras colocadas, outras dez equipes participantes também terão acesso a consultorias e programas de capacitação...

Nesta sexta-feira (11), foi revelado no Show Rural Digital, o resultado do Hackathon Show Rural, uma maratona de programação voltada para a criação de soluções inovadoras que possam revolucionar o dia a dia do agronegócio. No total, foram treze equipes inscritas, divididas entre programadores, empreendedores, designers e cooperados da Coopavel.
Durante pouco mais de 36 horas, os inscritos tiveram que estudar os desafios apresentados (formulados com base nos problemas que grandes empresas da região enfrentam) e, a partir disso, idealizar soluções e projetos que pudessem sanar estas questões. Depois, todas as ideias foram apresentadas para uma banca julgadora e, ao final, foram selecionadas três equipes: a primeira colocada recebeu R$20 mil e incubação automática no Biopark; a segunda, R$10 mil e a terceira, R$5 mil.
“Desde o começo do evento, percebemos a dedicação de todos os participantes. Foi muito bacana perceber esse envolvimento e a integração entre todos. Tivemos muitas ideias boas e é importante entender que aqui é só o primeiro passo. Todas terão nosso apoio para colocarem os projetos no mercado”, destacou o consultor do Sebrae Paraná e membro da banca julgadora, Emerson Durso.
Vagner Potranski é Engenheiro Agrônomo e fez parte da equipe Sysagro Evolution, que conquistou o primeiro lugar. Junto aos colegas Pedro Arruda, Mateus Arruda, Janete Silvestre, Gabriel Krueger e Odete Barros, ele desenvolveu uma plataforma para auxiliar produtores na gestão de alimentação durante o período de pré-abate de aves.
“Pela demanda atual, o cooperado precisa parar a alimentação da ave pelo menos 4 horas antes do abate para promover o vazio do papo e estimular a ingestão de água. Existe muita dificuldade na comunicação entre o extensionista e o cooperado nesse processo e o aplicativo que criamos cria essa conexão para que o jejum da ave seja no tempo certo, sem perdas e prejuízos para ambas as partes”, explicou Vagner.
Essa é a terceira vez que ele participa do Hackathon Show Rural. Na primeira edição, ele ficou na quarta colocação e na última, em 2020, conquistou o segundo lugar. Agora, o topo do pódio, segundo ele, representa a consolidação de muito esforço.
“Para cada edição eu tento me preparar ainda mais e essa foi bastante intensa. Gostei muito de participar e ficamos muito felizes com o resultado”, finaliza.
O resultado, porém, não para por aqui. É o que garante o consultor do Sebrae Paraná, Marcos Ambrósio. Segundo ele, além de as três primeiras colocadas conquistarem a premiação em dinheiro, todas as equipes terão acesso facilitado para darem continuidade aos seus projetos.
“Depois do Show Rural teremos encontros de integração e networking e, também estamos oferecendo um programa inicial de mentoria aberta e gratuita para todas as equipes. Na sequência, os participantes que desejarem terão acesso a mentorias de consultores do Sebrae para inserção em programas de incubação, aceleração e inovação aberta e editais de investimento e fomento, por exemplo. Tudo isso com o único objetivo de fazer com que os projetos iniciados dentro da maratona tornem-se startups consolidadas e permaneçam no ecossistema de inovação da região como cases de sucesso”, pontua Marcos.
O projeto de mentoria contínua terá encontros periódicos. O Hackathon Show Rural Digital 2022 foi realizado pela Coopavel em parceria com Sebrae Paraná, Celepar, AcicLabs, Fiep/Senai, Sindicato Rural de Cascavel, Iguassu Valley, Fundetec, UNI, Parque Tecnológico Itaipu, Embrapa, Ministério da Agricultura e Pecuária, Biopark, Celepar e SalesForce.
Desafios - Foram apresentados doze desafios aos participantes. Entre as temáticas, estavam temas como automação do diagnóstico rápido da estrutura do solo; gestão da atuação do técnico na produção leiteira; gestão do jejum pré abate de aves e inteligência para redução de custo de pneus de caminhões, entre outros.
Mais Lidas
Publicidade