23 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Volta às Aulas: Projeto Rua Segura segue orientando a comunidade escolar às regras de trânsito

Além de ferir o CTB, alguns condutores persistem no mau exemplo às crianças e ainda desacatam as recomendações, os agentes e educadores, o que exigirá respaldo policial...

Volta às Aulas: Projeto Rua Segura segue orientando a comunidade escolar às regras de trânsito

A primeira semana de volta às aulas em Cascavel foi um desafio de paciência para todos aqueles que estão se adaptando à nova rotina de levar e buscar crianças na escola. Mas isso não é desculpa para cometer infrações de trânsito colocando em risco a segurança viária. Em todos os horários, a entrada e a saída dos alunos exige, além de equilíbrio emocional, cautela e planejamento familiar para sair com um pouco mais de antecedência, além do respeito às normas de trânsito e aos demais usuários da via pública na hora do embarque e desembarque dos estudantes para se evitar tumulto e acidentes.

O entorno das escolas deve ser um espaço de convivência pacífica e de exemplo dos adultos aos pequenos, conforme orienta a encarregada do setor de Educação e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura. “A criança está indo para uma escola, um espaço de saber, de educação elaborada, sendo levada por seus pais ou responsáveis, que são seus primeiros educadores. O transporte, a chegada e a saída é também espaço de convivência sadia e aprendizagem. Ela aprende com o exemplo do adulto, sem falar da segurança que precisa ter na travessia, na orientação de como proceder para chegar e sair com segurança”, detalha.

Mas não é isso que está se vendo em algumas escolas. Ações educativas da Transitar pelo Projeto Rua Segura tiveram início no dia 8 de fevereiro e seguem por tempo indeterminado, a cada dia em pelo menos dois horários, em escolas distintas,  conforme a demanda, principalmente, do canal de ouvidoria do Trânsito. Na maioria dos casos, a aceitação é positiva; já aqueles que têm por hábito o desrespeito às normas de trânsito, são contrários às ações e até agressivos com os servidores que as realizam.

Em algumas regiões da cidade, além de desrespeitar as normas do Código de Trânsito Brasileiro, pais ou demais responsáveis pelo transporte das crianças chegam a desacatar os agentes e educadores durante as atividades, ofendendo os servidores com palavras de baixo calão, dando mau exemplo aos estudantes em formação.

Apoio policial - “Em algumas regiões da cidade vamos trabalhar com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, para que possamos ter maior respaldo na educativa”, reforça Luciane de Moura, lembrando que justamente onde há maior reclamação de conflito no trânsito é onde há maior dificuldade no trato com as equipes, que fazem o papel de cobrar educação e respeito à sinalização da via, faixa de pedestres, semáforo, cinto de segurança, uso de cadeirinha, capacete, ou seja, obrigações às normas que todo condutor deve manter, em prol da segurança da própria vida e de terceiros.

Maioria aprova - “Eu aprovo essas educativas, pois se cada um fizer como quer, vira um caos na porta a escola”, disse Marta de Paula, que todo dia leva a filha Gabriela de carro para a Escola Hércoles Bosquirolli, na Região do Lago, escola que recebeu ação na sexta-feira (11).

Nas imediações da Escola Ana Neri, do Bairro 14 de Novembro, a ação também foi tranquila e teve apoio de Cezar Dias, que leva a filha de moto, mas aceitou a recomendação. “Não sabia que tinha mudado para dez anos. Agora vou trazer a pé ou de bicicleta, porque moro perto”.

Na semana passada, o Rua Segura foi realizada em seis escolas e hoje (14) começou foi retomado pelo Caic, no Bairro Santa Cruz. Das 13h às 14 horas agentes abordaram a comunidade escolar na Rua Tito Muffato e Tupiniquins.

Programação Rua Segura desta semana

15/02 – 13h às 14 h – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – Rua Rio Grande do Sul, 65 – Centro.

16/02 – 13h às 14h – Escola Mun. Nicanor Schumacher – Rua Salgado Filho, 225 – Neva.

17/02 – 7h às 8h - Colégio Adventista – Rua Pernambuco, 343 – Centro.

17/02 – 13h às 14h – Colégio Santa Maria – Rua São Paulo, 2453, Centro

18/02 – Das 13h às 14h – Colégio Anglo – Rua Hyeda Baggio Mayer, 839, Jardim Maria Luiza.

Por: SOT/Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade