Cascavel

Temas polêmicos marcam retomada de atividades da Comissão de Educação

O Piso Nacional do Magistério, a falta de profissionais e condições de trabalhadore...

26 fev 22 - 17h24 Redação SOT
Temas polêmicos marcam retomada de atividades da Comissão de Educação

A Comissão Permanente de Educação, formada pelos vereadores Professor Santello (PTB), Beth Leal (Republicanos) e Professora Liliam (PT), retomou esta semana as reuniões ordinárias após o recesso parlamentar. Os trabalhos deste ano começaram com discussões de demandas que chegaram até os vereadores por pais e funcionários de Instituições de Ensino. As principais estão relacionadas ao transporte, merenda e retorno dos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIS.

O Piso Nacional do Magistério, a falta de profissionais e condições de trabalhadores em educação na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel também foram discutidos. Na oportunidade, a presidente do SIPROVEL, Josiane Vendrame, esteve presente e ressaltou a importância de melhorias no setor, pois “a educação de qualidade passa pela garantia da condição de trabalho e salários dignos aos profissionais”.

Na sequência, foram discutidos mais três temas polêmicos: merenda escolar, reforma dos Cmeis durante retorno das atividades escolares e problemas encontrados no transporte escolar.

Quanto à merenda escolar distribuída às instituições, a Professora Liliam destacou que “a falta de profissionais e os problemas relacionados a merenda são deficientes na gestão pública pois há inúmeras denúncias relacionadas a esses temas”. A legisladora ressaltou que encaminhou solicitação de manifestações à Secretaria de Educação e aos diversos conselhos responsáveis pelo acompanhamento da educação no município de Cascavel.

O retorno às aulas dos Cmeis também teve ampla discussão. A vereadora professora Beth Leal questionou o fato de os locais estarem em reforma no início das atividades escolares. “Acredito que faltou planejamento por parte do município, há Cmeis que estão sem aula e crianças em casa, com isso gerando gera-se muitos transtornos à alguns familiares que não estão podendo ir trabalhar para ficar com as crianças”, ressaltou. 

O vereador Professor Santello apresentou questionamentos da comunidade em relação aos problemas encontrados no transporte escolar. “Alunos da área rural reclamam, principalmente, da poeira no interior dos veículos, fazendo com que os estudantes cheguem sujos às escolas. Também pedem providências em relação a incompatibilidade de horários dos alunos da rede municipal e estadual, pois com a implementação gradativa do Novo Ensino Médio as turmas passam a ter seis horas diárias, e estudantes estão perdendo aulas pois o transporte não se adequou ao novo horário”.

As demandas foram discutidas e serão encaminhadas aos órgãos responsáveis. Nas próximas reuniões, os vereadores continuarão acompanhando estas questões e outras demandas que surgirem da comunidade.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.