19 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Moradora de Catanduvas é primeira paciente do Hospital de Retaguarda de Cascavel

A paciente do sexo feminino de 66 anos deu entrada na UPA Brasilia na data...

Moradora de Catanduvas é primeira paciente do Hospital de Retaguarda de Cascavel

No final da tarde desta terça-feira (19) foi internada a primeira paciente no Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho, sediado no antigo Hospital Santa Catarina em Cascavel.  

A paciente do sexo feminino de 66 anos, residente na cidade de Catanduvas - PR, estava internada em Guaraniaçu. Deslocou-se até Cascavel a fim de realizar exames, e passou mal na própria clínica.

Foi levada pelo SAMU até a UPA Brasília, onde deu entrada com quadro de ICC (insuficiência cardíaca congestiva) descompensada e necessitou de cuidados intensivos na unidade hospitalar de retaguarda.

HOSPITAL 

O Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho é uma iniciativa do Município de Cascavel e sua gestão será realizada juntamente com o Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná). 

O Hospital terá capacidade para 68 leitos de atendimento, que serão abertos gradativamente. Inicialmente, o Hospital atenderá a comarca de Cascavel e, após o aporte financeiro do Governo do Estado do Paraná, atenderá a 10ª e 20ª Regional de Saúde, conforme fluxo a ser estabelecido pela Regulação de Leitos. “É uma grande parceria do Município com o Consórcio. O objetivo é atender a população e melhorar os atendimentos das UPAs e dos hospitais da região, uma vez que ampliará o número de leitos de UTI, principalmente para atendimentos de baixa e média complexidade”, explica o diretor-geral do Consamu, José Peixoto. 

A estrutura foi montada com equipamentos de tecnologia avançada, equipe de atendimento qualificada, exames laboratoriais e de imagem e prestação de serviços como hemoterapia e hemodiálise à beira leito. 

O Hospital está funcionando em paralelo à UPA Brasília, que está instalada temporariamente no prédio do antigo Santa Catarina até a conclusão da reforma da Unidade de Pronto Atendimento, algo previsto para junho. 

Para o início da operação destes 15 leitos iniciais, o Consamu contratou 65 profissionais que já encontram-se aptos para o início das atividades, sendo eles, 15 médicos, 12 enfermeiros, 24 técnicos em enfermagem, 3 técnicos em farmácia, 1 farmacêutico, 1 assistente social, 2 fisioterapeutas e 7 agentes administrativos.

Por: SOT/Via: Redação/Assessoria Consamu - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade