02 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

É aprovado o projeto de lei que desobriga o uso de máscara em locais ao ar livre em Cascavel

O projeto desobriga o uso de máscara em locais ao ar livre no âmbito do Município de Cascavel, na forma que especifica.

É aprovado o projeto de lei que desobriga o uso de máscara em locais ao ar livre em Cascavel

Com um placar de 14 votos a 6, foi aprovado nesta segunda-feira (14), em primeira votação, o Projeto de Lei nº 29/2022, que propõe a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre no município de Cascavel, que passaria a ser facultativo. Idealizado pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Alécio Espínola (PSC), o projeto recebeu a assinatura de mais 12 parlamentares e retorna nesta terça (15) para a votação final.

A medida foi pensada por Alécio após o estado do Paraná registrar queda no número de novas internações oriundas da covid-19. Conforme os relatórios de vacinação, mais de 80% dos paranaenses já foram imunizados. “Buscamos garantir aos cidadãos cascavelenses mais qualidade de vida, e oportunizar para que possam respirar com melhor qualidade”, enfatizou o presidente. Ele disse que recebeu muitos pedidos por parte da população, que vem alegando o fato de se sentirem desconfortáveis em utilizar máscaras nos parques, praças e pistas de corridas.

O argumento principal dos vereadores contrários ao projeto foi que não caberia ao Poder Legislativo apresentar uma proposição que trata de medida sanitária e que isso caberia ao Executivo, após parecer técnico da Secretaria de Saúde, posição que foi defendida pelo líder de Governo, Pedro Sampaio (PSC). Outros parlamentares se manifestaram afirmando que consideram ainda cedo para essa flexibilização, citando dados de entidades como a Fiocruz.

Conforme a proposição, o uso obrigatório de máscara continuaria a valer para locais fechados, como transporte público, escolas, supermercado, bancos, e demais espaços que não possuem ventilação. A lei também não se aplicaria às pessoas infectadas ou com suspeita de estarem com coronavírus.

Favoráveis: Cabral, Celso Dal Molin, Cidão da Telepar, Cleverson Sibulski, Josias de Souza, Mazutti, Melo, Policial Madril, Romulo Quintino, Sadi Kisiel, Serginho Ribeiro, Soldado Jeferson, Tiago Almeida, Valdecir Alcântara.

Contrários: Beth Leal, Dr. Lauri, Edson Souza, Pedro Sampaio, Professora Liliam, Professor Santello.

Proponentes: Vereadores Alécio Espínola/PSC, Cidão da Telepar/PSB, Mazutti/PSC, Melo/Progressista, Cabral/PL, Valdecir Alcantara/Patriota, Soldado Jeferson/PV, Tiago Almeida/DEM, Policial Madril/PSC, Sadi Kisiel/PODEMOS, Cleverson Sibulski/PROS, Serginho Ribeiro/PDT, Romulo Quintino/PSC.

VOTAÇÃO DO PEDIDO DE ADIAMENTO POR CINCO SESSÕES:

Rejeitado por 15 votos a 5. Favoráveis: Celso Dal Molin, Dr. Lauri, Edson Souza, Professor Santello, Professora Liliam.

Contrária: Beth Leal, Cabral, Cidão da Telepar, Cleverson Sibulski, Josias de Souza, Mazutti, Melo, Pedro Sampaio, Policial Madril, Romulo Quintino, Sadi Kisiel, Serginho Ribeiro, Soldado Jeferson, Tiago Almeida, Valdecir Alcântara.

Por: SOT/Via: Portal SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade