20 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cettrans/Transitar alerta para riscos de utilizar pista de ônibus para prática de atividades físicas

Atividade foi realizada no início da noite de ontem (19) na Avenida Tancredo Neves...

Cettrans/Transitar alerta para riscos de utilizar pista de ônibus para prática de atividades físicas

Agentes de trânsito e educadores de trânsito da Cettrans/Transitar realizaram uma ação educativa no início da noite de ontem (19) na pista paralela à faixa exclusiva do transporte coletivo urbano da Avenida Tancredo Neves. A equipe circulou por cerca de uma hora com viatura, e ao avistar pessoas na faixa, um educador descia para alertar os praticantes de atividades físicas que ainda insistem em utilizar indevidamente a pista destinada aos ônibus para pedalar, correr ou até mesmo fazer caminhadas. Pelo menos 20 pessoas foram abordadas diretamente e vários indiretamente, pois  acabavam desviando espontaneamente ao perceber a presença dos agentes.

De acordo com a educadora de trânsito Luciane de Moura, a atividade fez parte das ações de conscientização do Maio Amarelo, que este ano tem como lema “Perceba o Risco. Proteja a Vida”. Ela lembra que “embora estejamos realizando as ações de forma digital, devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, abrimos uma exceção para esta necessidade de ir à rua, pois durante este período de redução de circulação de ônibus nas pistas e de isolamento social, cresceu uma onda na nossa cidade de uso indevido da pista exclusiva do transporte coletivo por pedestres e ciclistas, o que é extremamente perigoso”.

Redução de 50% já

Desde que a onda de usar a pista iniciou nos últimos meses, a Cettrans/Transitar passou a alertar para desestimular esta prática perigosa para os pedestres e ciclistas, o que resultou numa redução de cerca de 50% já de pessoas utilizando a pista dos ônibus, contudo, ainda há quem se exercite no espaço destinado aos ônibus, de forma equivocada.

Além do transporte coletivo, que nesta semana teve aumento da frota de ônibus circulando, também estão autorizados por lei a usar a pista exclusiva veículos de urgência e emergência como ambulâncias, viaturas de polícia e de fiscalização de trânsito em serviço e devidamente identificados com sinalização intermitente e alerta sonoro, e táxis, o que aumenta o risco de atropelamentos.

“Esta prática tem sido observada não apenas na Avenida Tancredo Neves, recém-revitalizada e dotada de espaço adequado para o transporte coletivo, para os veículos automotores, para os ciclistas e para os pedestres. Isso se repete na Avenida Brasil e na Barão do Rio Branco, igualmente reurbanizadas, onde ações também serão realizadas para conscientizar os praticantes de atividades a respeitarem o espaço destinado a cada usuário, para evitar acidentes e a boa convivência no trânsito”, detalha Luciane de Moura.

Respeitar a via é lei

Usar corretamente a via e respeitar a sinalização é dever de todo cidadão, previsto no Código Brasileiro de Trânsito. De acordo com o artigo 254 do CTB, “é proibido ao pedestre: I - permanecer ou andar nas pistas de rolamento, exceto para cruzá-la onde for permitido; utilizar-se de via em agrupamentos capazes de perturbar o trânsito ou para a prática de qualquer folguedo, esporte, desfiles e similares, salvo em casos especiais, e com a devida licença de autoridade competente; V – andar fora da faixa própria, passarela, passagem área ou subterrânea; VI – desobedecer à sinalização de trânsito específica”.

Por: SOT/Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade