Cotrans aponta velocidade, falta de atenção e álcool entre principais causa de mortes no trânsito
Reunião de maio foi realizada ontem (19), novamente por videoconferência...
Em mais uma reunião mensal por videoconferência realizada na tarde de ontem (19), membros do Cotrans/PVT (Comitê Intersetorial de Trânsito) de Cascavel/Programa Vida no Trânsito, do qual a Cettrans/Transitar faz parte, avaliaram o andamento das ações do Movimento Maio Amarelo que está sendo realizado de forma virtual este ano e, na análise dos óbitos registrados no Município de Cascavel em ocorrências de trânsito nos meses de abril e maio, apontaram como principal causa, ainda, a velocidade, a falta de atenção e o álcool. Das quatro mortes analisadas, duas ocorreram no perímetro urbano e duas na Rodovia BR-277.
“Estes fatores continuam motivando mortes em nossa cidade, apesar das campanhas educativas e dos alertas dos órgãos de segurança”, destaca a coordenadora do setor de Educação de Trânsito da Cettrans/Transitar, Luciane de Moura, que participou da reunião que definiu novas ações para o Maio Amarelo.
Ficou determinado que, no decorrer da semana e no encerramento do Movimento, haverá distribuição de máscaras na Avenida Brasil, dia 29. “O Maio Amarelo Digital tem alcançando uma excelente repercussão”, destacou Priscilla Binotto, representante dos CFCs (Centros de Formação de Condutores). Ela conta que Cascavel tem servido de referência para outras cidades e estados. “Chegamos até o Rio Grande do Sul com a página do Facebook da Prefeitura. Muitas pessoas estão elogiando e reproduzindo as ideias que estamos trabalhando aqui em Cascavel. Nosso Maio Amarelo está alcançando os objetivos", explicou Priscilla.
Luciane de Moura lembrou na reunião que estamos trabalhando um tema em cada semana e, isso, tem dados bom resultados. "Nas semanas anteriores trabalhamos a estatística e o celular; nesta semana estamos trabalhando o pedestre e o ciclista e, na semana seguinte, enfocaremos velocidade e o álcool. Todos os materiais (vídeos, peças publicitárias, lives, etc), estão ultrapassando nossa cidade e chegando às pessoas em vários lugares, atendendo ao objetivo de conscientizar, com apoio dos veículos de comunicação”.
Curso para apenados vai mais longe
O Cotrans também foi convidado a ministrar um curso à distância para instrutores que farão o minicurso em outras cidades, onde serão repassados os conteúdos trabalhados, metodologias desde a condução do cidadão à justiça, para tratamento, até a conclusão no minicurso. “Lembrando que o minicurso é proporcionado a pessoas que cometeram crime de trânsito, tendo como maior público, o alcoolizado”, destacou Luciane.