O Conselho Tutelar emitiu uma nota na noite desta terça-feira (26), sobre a atuação dos conselheiros tutelares em relação a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), realizada em 22/04/2022, em Cascavel.
No caso em questão, relatava a falta de atendimento da unidade em uma abordagem da Polícia Militar, aonde 30 menores de idade estavam em um comercio consumindo bebidas alcoólicas e tabaco.
NOTA: O Conselho Tutelar de Cascavel vem, mui respeitosamente, informar que não foi oficiado para participar da ação por nenhum órgão.
Por volta das 00h15min do dia 23/04/2022, houve um acionamento da Guarda Municipal por meio do telefone em sobreaviso da Regional Tutelar Oeste. Posteriormente investigadora de Policia Civil também entrou em contato, informando situação de ato infracional de vários adolescentes.
Investigadora de plantão perguntou à conselheira qual seria a sua ação. Conselheira orientou que já existe uma política de atendimento, aprovada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) para tais casos, publicada no site oficial do Município conforme link: AQUI
Conselheira se colocou à disposição ante ao exposto para posterior acionamento, se necessário, para aplicação de medidas de proteção, o que não ocorreu.
Verificamos por meio dos órgãos de imprensa, que o chefe da operação AIFU, Capitão Astori, informou que os adolescentes estavam em situação de vulnerabilidade e risco, contrapondo as informações que foram recebidas pelo telefone em sobreaviso do Conselho Tutelar no momento da operação.
Nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS