Ser pedestre em Cascavel é um desafio quando o assunto é travessia na faixa de pedestre. Isso porque nem todo condutor, embora habilitado, assimilou que a norma do Código de Trânsito Brasileiro que prevê respeito recíproco de todos no trânsito e que o maior cuida do menor, ou seja, quem está num veículo tem responsabilidade para com quem anda a pé ou de bicicleta/patinete/skate ou outro equipamento não motorizado, sendo infração gravíssima deixar de dar a preferência de passagem ao pedestre e esses veículos que se encontrem na faixa a eles destinadas.
Nesta manhã (12), a Branca de Neve - um clássico dos contos de fadas -, e o Bobo da Corte, tradicional funcionário pago para entreter a monarquia - colocaram o “Pé na Faixa”, convidando os condutores a cumprirem a norma. Eles chamaram a atenção ao participar de uma atividade lúdica da Transitar realizada como parte deste Maio Amarelo, com fantasias cedidas pela Secretaria de Cultura, parceira da ação.
A equipe de Educação e Cidadania da Autarquia foi para a via com apoio de agentes de trânsito. O que se percebeu, é que muitos condutores, mesmo na presença de todo esse aparato, ainda precisaram obedecer ao comando do agente para parar na faixa e dar a preferência. Outros paravam mesmo sem a presença de pedestres aguardando para fazer a travessia. A ação foi realizada no cruzamento da Erechim com a Rua Dom Pedro II. O local registra alta velocidade e movimento constante de veículos e pedestres.
“Nota-se falta de conhecimento da lei de trânsito por parte de muitos condutores, que desconhecem tanto a sinalização como a norma de trânsito, o que é um risco para a segurança na via para todos, pois num momento você é pedestre e em outro você pode estar na direção. É importante ter clareza de como se portar em cada momento”, esclarece a encarregada do setor de Educação e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura.
A empresária Ana Maria de Oliveira passou pelo local e contou com apoio dos personagens para atravessar a via. Ela elogiou a iniciativa. “Muito importante esse tipo de ação, pois estimula a consciência. Este local é muito perigoso e dificilmente os condutores param. Já vi uma moça sendo atropelada aqui por uma moto no fim do ano quando ela tentou passar”, contou.
52% mais sinistros com pedestres em 2022 - O pedestre é vulnerável no trânsito. Para se ter uma ideia, somente de janeiro abril deste ano houve um aumento de 52,94% no número de sinistros envolvendo atropelamentos em Cascavel quando se comparado igual período do ano passado. Em contrapartida, a gravidade foi menor, com uma queda de 11,76% no número de feridos.
“Muitas ocorrências são de atropelamentos por falta de atenção tanto do pedestre quanto do condutor e, geralmente, além da falta de respeito na travessia pela sinalização, é o uso do celular, que tira a atenção também do pedestre. O ideal é que todos estejam atentos para os riscos e respeitem a sinalização”, reitera Luciane.
Multa gentil - Desde setembro de 2021, quando foi realizada a Semana Nacional do Trânsito, está em vigor em Cascavel a Multa Gentil. O condutor pode receber em casa uma multa ao contrário, o seja, um elogio por ter sido “flagrado” por um agente realizando um ato de gentileza e educação com outro usuário do trânsito. Este ano, foram emitidas nove “multas” dessa natureza pela Transitar em Cascavel. São notificações encaminhadas ao endereço do condutor, parabenizando pela boa conduta.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS