Brasil

Engenheiro Mecânico celebra profissão neste dia 5 de junho

No Paraná, há mais de 13 mil profissionais habilitados, com registro regular. Em Lo...

03 jun 22 - 17h55 Redação SOT
Engenheiro Mecânico celebra profissão neste dia 5 de junho

ializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Para ele, a profissão tem avançado na mesma proporção da tecnologia. "Antigamente, o profissional tinha uma formação científica, ligada à termodinâmica e puramente mecânica. Hoje, ele precisa ter conhecimentos sobre mecatrônica e afins", aponta. 

Atualmente, há 13.078 profissionais habilitados, com registro regular no Crea-PR, na modalidade Engenharia Mecânica e Metalúrgica. Destes, 9.668 são Engenheiros Mecânicos. Os demais possuem títulos como, Engenheiro Aeroespacial, Engenheiro Automotivo, Engenheiro Naval entre outros. Em Londrina e no Norte Pioneiro, 421 profissionais estão ativos no mercado. No ranking de modalidades abrangidas pelo Crea-PR, a de Mecânica e Metalurgia é a quarta com o maior número de profissionais registrados. 

O Crea-PR é a autarquia responsável por fiscalizar o exercício profissional dos Engenheiros Mecânicos.  Por meio dela, o Crea-PR zela pela integridade e ética no exercício profissional. Além de defender a sociedade, a fiscalização tem o objetivo de impedir o exercício ilegal da profissão, tanto para quem possui habilitação e não segue a conduta estabelecida, como para o leigo que exerce qualquer atividade relacionada, que dependa de habilitação. "O Crea atua de forma a proteger a sociedade contra pessoas não preparadas. A CEEMM é composta por profissionais ilibados e experientes, que trabalham no sentido de cumprir a legislação, fazer a promoção da fiscalização, avaliar os pontos críticos e que necessitam de atualização", explica Ricardo Vidinich, Engenheiro Mecânico e Conselheiro na CEEMM.

Segundo ele, o principal desafio do Engenheiro Mecânico na atualidade é se especializar com eficiência e eficácia, diante da indústria de quarta geração. "Com a evolução das baterias o veículo elétrico é uma tendência de mercado e tem sido desenvolvido mundo afora. No Brasil, a indústria ainda é incipiente. Do ponto de vista da física, o motor de combustão interna gasta 1/3 da energia em água de refrigeração e outro terço em gás de escapamento. Apenas 1/3 é gasto em energia motriz. Nos últimos 100 anos, os motores de combustão evoluíram chegando ao máximo de 40%, por isso, o motor elétrico, com 90% de eficiência motriz é a grande solução. Não há como voltar atrás", argumenta Vidinich.

Os cursos de capacitação são excelentes ferramentas para atualizar conhecimentos de mercado e se manter 

competitivo. Pessoa afirma que a especialização em segurança do trabalho é uma das mais procuradas. "Ela possibilita a confecção de laudos, perícias e avaliações", diz. "Eu tenho dedicado grande parte do meu tempo na preparação de novos engenheiros. Percebo que, metade dos estudantes desiste da faculdade e muitos graduados abandonam a profissão porque as faculdades não fazem a devida preparação para o mercado". Ele cita conhecimentos em administração e marketing como diferenciais e ressalta a importância do recém-formado ter uma relação sadia e visão positiva com o Crea-PR. "Esses profissionais devem enxergar o Crea-PR como parceiro, pois é lá que vão aprender sobre a legislação que normatiza a profissão", acrescenta Elmar.

Via: Assessoria Crea-PR - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.