No dia 6 de junho de 2012, há exatamente 10 anos a 15ª SDP de Cascavel foi informada da publicação do Decreto 4.904/2012 que criava a Delegacia de Homicídios de Cascavel. O então Setor de Homicídios da 15ª SDP criado em 2011 passa a ser delegacia um ano depois de sua criação.
Antes disso, os homicídios de Cascavel eram atendidos pelo Grupo de Diligências Especiais (GDE) da 15ª SDP que acumulava um grande número de atendimentos de diversos crimes. Vendo a necessidade de dar uma maior atenção aos crimes contra a vida, em 2011 foi criado o Setor de Homicídios da 15ª SDP para atendimento exclusivo a esses crimes. Logo em seguida, em 2012, a criação desta nova unidade.
Durante esses 10 anos de DH, diversos profissionais passaram por esta unidade. Atualmente a Delegacia de Homicídios de Cascavel conta com 16 policiais entre delegado, investigadores e escrivães.
Sobre as investigações, o método de trabalho sempre foi o de que a equipe de plantão atende desde o local do crime, investiga todo o procedimento, e finaliza no júri dos acusados. Ou seja, a mesma equipe atende o crime desde o seu momento inicial até a conclusão do processo judicial. Essa é uma metodologia de trabalho que é fundamental para o alto índice de elucidação dos crimes, bem como o alto índice de condenação dos réus.
Desde a época do Setor de Homicídios até hoje, já foram atendidos 1941 casos de crimes de homicídios consumados e tentados, incluindo os feminicídios.
Com os percentuais de elucidação sempre acima dos 70%, chegando a superar os 90%, a DH de Cascavel vem se destacando não só a nível estadual, mas até mesmo nacional, com um dos maiores índices de elucidação de casos, equiparados a países de primeiro mundo.
A nossa intenção é fazer tudo o que for legalmente possível para elucidar os crimes investigados por esta unidade, com 100% de dedicação e empenho em todos os casos.
Diversas operações e prisões já foram realizadas, com muitos casos de repercussão nacional destacando o trabalho desta Delegacia.
Não importa onde o suspeito esteja, nós vamos procurá-lo até realizar a sua prisão. Exemplo recente disso foi a prisão de um suspeito de quádruplo homicídio (entre eles um feminicídio) em que o suspeito foi preso pelos policiais de Delegacia de Homicídios na cidade de Sinop/MT, distante a mais de 1.800 quilômetros de Cascavel.
Servir e proteger, essa é a nossa missão. Investigar, elucidar os crimes, apresentar provas técnicas e robustas, e prender os suspeitos, é o nosso objetivo.
Via: Assessoria Polícia Civil de Cascavel - Foto: Luiz Felipe Max
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS