Paraná

Tecnologia e novos conteúdos tornam aulas da rede estadual muito mais interativas

Os estudantes, agora, aprendem sobre temas como cultura digital e organização das f...

10 jun 22 - 15h33 Redação SOT
Tecnologia e novos conteúdos tornam aulas da rede estadual muito mais interativas

Com as mudanças do Novo Ensino Médio e a implementação de novas tecnologias na escola, as salas de aula da rede estadual do Paraná estão mais dinâmicas e interativas. Os estudantes, agora, aprendem sobre temas como cultura digital e organização das finanças — e fazem isso com o auxílio de plataformas digitais e de conteúdos multimídia, que os professores podem apresentar por meio de TV e computador, presentes em cada uma das 22,5 mil salas de aula da rede.

Os irmãos João Pedro Michalski Ribeiro, 19, e Ana Luiza Michalski Franco, 15, testemunharam essas transformações. Os dois passaram pelo Colégio Estadual Leôncio Correia, em Curitiba, mas ele terminou o ensino médio em 2021, enquanto ela ingressou em 2022, no primeiro ano.

“No meu ensino médio, a gente quase nunca podia usar o celular para fazer pesquisa no Google. O professor passava alguns vídeos, uma vez ou outra, e passava alguns slides, mas era algo muito raro mesmo”, conta João. Apesar disso, o jovem, que hoje é militar da Força Aérea Brasileira, conta que gostava de usar, por conta própria, um aplicativo para auxiliá-lo nos estudos.

Já para Ana Luiza, o cotidiano escolar conta com o uso mais frequente de ferramentas digitais. “Os professores usam a TV e o computador, e eu acho isso muito bom”, diz a estudante. “Parece que a aula flui melhor e dá para apresentar bastante coisa durante uma aula só”.

Desde 2021, a Educação Financeira passou a fazer parte da matriz curricular de todo o ensino médio da rede estadual. A partir de 2022, com o Novo Ensino Médio, a disciplina ganhou ainda mais espaço, com duas aulas semanais.

“Eu acho muito bom que tenha Educação Financeira, porque antes a gente não tinha visto nada. A gente está aprendendo a mexer no dinheiro e a pensar sobre o futuro financeiro”, diz Ana. A aluna, que diz gostar muito de fazer contas, pretende até escolher o itinerário formativo de Ciências da Natureza e Matemática no 2º ano do ensino médio.

João, que concluiu o 3º ano do ensino médio em 2021, chegou a ter aulas de Educação Financeira também. “Sem dúvida alguma, foi uma matéria que realmente abriu muito a minha mente. Ela me fez pensar diferente”, afirma. “É algo que eu gostaria de ter tido no 1º e no 2º ano do ensino médio”.

Para o jovem, a irmã está tendo uma ótima oportunidade de estudar conteúdos que contribuem tanto para a vida profissional quanto para a formação como cidadão. “O conselho que eu dou para alguém que esteja no Novo Ensino Médio é se jogar nos estudos, porque se você se dedicar agora, vai colher muitos frutos lá na frente”, diz.

Para Marcello Monteiro, diretor-geral do Colégio Estadual Leôncio Correia, as novas propostas de conteúdos e de ferramentas tecnológicas preparam o aluno para o mundo real. “Esses conteúdos, bem trabalhados, vão agregar na formação do aluno. Ter uma noção de Educação Financeira, por exemplo, é sensacional”, afirma. “No laboratório, nas aulas de Pensamento Computacional, eles têm noções de gamificação e raciocínio lógico, que são cobrados até em testes para empresas”. 

Dentro dessa proposta de preparação dos jovens em suas trajetórias acadêmicas e profissionais, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) também disponibilizou no último ano os aplicativos Inglês Paraná para mais de 400 mil estudantes e o Redação Paraná para toda a rede estadual.

NOVO ENSINO MÉDIO – A partir de 2022, teve início a implementação do Novo Ensino Médio, previsto pela Lei Federal nº 13.415/2017. O modelo propõe aumento de carga horária e uma nova organização curricular, com o objetivo de incentivar o papel protagonista dos estudantes, valorizando suas aptidões e interesses.

No Paraná, os estudantes do 1º ano passaram a ter disciplinas como Pensamento Computacional, Projeto de Vida e Educação Financeira. No 2º ano do ensino médio, eles podem escolher um itinerário formativo, para aprofundar seus conhecimentos em Linguagens e Ciências Humanas ou Matemática e Ciências da Natureza.

EDUCATRONS E INTERNET – No primeiro semestre de 2022, foram entregues kits Educatron para todos os colégios e salas de aula da rede estadual. Eles consistem em smart TV 43'', computador, webcam, microfones, teclado com mouse pad e pedestal regulável. O equipamento pode ser usado, por exemplo, para apresentação de conteúdo multimídia em sala de aula e para videochamadas com outros professores ou palestrantes. Além disso, as escolas também foram equipadas com pontos de acesso wi-fi.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.