Paraná

Crea-PR celebra 88 anos e lança prêmio para homenagear mulheres

1º Prêmio Crea-PR Eng. Enedina Marques irá reconhecer oito profissionais das engenh...

20 jun 22 - 12h15 Redação SOT
Crea-PR celebra 88 anos e lança prêmio para homenagear mulheres

Neste mês, além de ser celebrado o Dia da Mulher na Engenharia (23) o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) completa 88 anos e celebra as duas datas com o lançamento do Prêmio Crea-PR Eng. Enedina Marques, uma homenagem às mulheres que fazem a diferença em sua atuação como engenheiras.

O prêmio será entregue hoje (20)  a oito mulheres profissionais das engenharias, indicadas por Entidades de Classe das regionais estaduais onde o Conselho está presente: Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa. A premiação dá foco ao trabalho das engenheiras, que ainda são minoria dentre as profissões com registro no Crea-PR - mas que têm visto sua representatividade crescer . “Celebrar o Dia da Mulher na Engenharia com um prêmio de reconhecimento a mulheres que fazem a diferença é mais uma prova desta trajetória de feitos grandiosos do Crea-PR. Estamos muito felizes em criar essa premiação”, afirma Karlize Posanske da Silva, coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR.

Enedina Alves Marques foi a primeira mulher a se formar em engenharia no Paraná, além de ser a primeira engenheira negra do Brasil. Em sua trajetória, foi auxiliar de engenharia na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas, chefe da divisão de estatísticas e do serviço de engenharia do Paraná, na Secretaria de Educação e Cultura do Estado, e do Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica. Enedina trabalhou no Plano Hidrelétrico do Estado e atuou no aproveitamento das águas dos rios Capivari, Cachoeira e Iguaçu. A Usina Capivari-Cachoeira é um de seus maiores feitos como engenheira.

Inovação - O pioneirismo de Enedina Alves Marques está presente também na história do Crea-PR. Os avanços no uso de novas tecnologias, por exemplo, são realidade no Conselho antes mesmo da chegada da pandemia de Covid-19, com o propósito de ter um diálogo com os profissionais entrantes e também para manter os mais antigos sempre atualizados quanto à sua forma de interagir e trabalhar.

A partir das necessidades indicadas por Engenheiros, Agrônomos e Geocientistas, o Crea-PR desenhou diversas soluções para facilitar processos – tanto para os profissionais registrados como também para o atendimento ao público. A partir de um planejamento estratégico e uma pesquisa de opinião, o conselho desenvolveu métodos ágeis, contatando as pessoas e desenvolvendo protótipos a partir das ideias apresentadas. 

“O Crea interativo é uma solução que surgiu desse processo: foi criada uma área de conversa restrita com o usuário do sistema a partir de uma demanda que tenha sido aberta por ele. Sempre que esse profissional volta para interagir com o Conselho, seu histórico de conversas e trocas pode ser acessado. Além disso, o status de sua nova requisição fica disponível nesse mesmo ambiente. É o que pode ser considerado um bom exemplo da tecnologia como facilitadora do desenvolvimento humano e profissional”, avalia o gerente de relações institucionais do Crea-PR Claudemir Prattes.

A vanguarda do Crea-PR está presente também em sua oferta de capacitação à distância. Seus primeiros cursos neste formato foram criados há pelo menos 15 anos – algo inédito entre os Creas do Brasil.

O Conselho também se destaca na atuação das equipes de fiscalização, que passaram por uma ampla modernização. O trabalho ganhou velocidade com investimento em tecnologia, parcerias e acordos de cooperação para cruzar dados e chegar a eventuais irregularidades. Uma das parcerias mais recentes, que ganhou destaque em jornais do Estado, foi com o Mercado Livre, maior marketplace da América. 

A partir de um acordo de cooperação técnica, o Crea-PR está monitorando a comercialização de serviços das áreas das Engenharias, Agronomia e das Geociências - anunciadas no comércio eletrônico, com honorários abaixo das tabelas registradas pelas associações profissionais - e também o fornecimento ilícito de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e de carteiras profissionais para técnicos não habilitados.

“Como toda inovação bem planejada e bem sucedida, a fiscalização remota também tem ganhos visíveis. Com os novos processos, parcerias e ferramentas, o Conselho ganhou ainda mais eficiência e otimização de recursos – sem desperdício de tempo e de orçamento com deslocamentos”, explica a gerente de Fiscalização do Crea-PR, Mariana Maranhão.

Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências

Um dos pontos altos da comemoração do aniversário de 88 anos do Crea-PR foi o lançamento da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável, no Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná .

“Estamos celebrando essa data com mais iniciativas voltadas para o futuro do Estado. Por meio da aproximação com a Assembleia e seus representantes, será possível desenvolver um relacionamento mais institucionalizado e permanente. Pretendemos ampliar e seguir com a promoção de diálogos”, diz o presidente do Crea-PR Engenheiro Civil Ricardo Rocha.  

A reunião ainda foi palco da apresentação do Estudo de Desenvolvimento Estadual, produzido com base no trabalho realizado pelaAgenda Parlamentar do Crea-PR entre os anos 2020 e 2021. O material possui mais de 250 propostas com objetivo de contribuir com a melhoria da gestão pública.

Atualmente, o Crea-PR conta com 62.653 profissionais registrados em todo o Estado.

Via: Assessoria Crea-PR - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.