Cascavel

Cascavel sedia Caravana Embrapa FertBrasil neste 22 de junho

O evento irá debater alternativas para minimizar a crise provocada pela falta de fe...

20 jun 22 - 15h13 Redação SOT
Cascavel sedia Caravana Embrapa FertBrasil neste 22 de junho

A Caravana Embrapa FertBrasil será realizada nesta quarta-feira, 22 de junho, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), em Cascavel (PR), entre 8h e 12h30. O evento irá debater alternativas para minimizar a crise provocada pela falta de fertilizantes, assim como capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. “Nossa expectativa é auxiliar na superação da crise provocada pela falta e pelo alto custo dos fertilizantes, por meio de capacitação e da troca de conhecimentos, estabelecendo um diálogo entre a pesquisa e o setor produtivo e propondo soluções tecnológicas para atender as necessidades de cada região”, explica Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja (Londrina -PR), unidade da Embrapa que realiza o evento no Paraná, em parceria com a Embrapa Florestas.

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer, Bioma, Climate Field View, FertiSystem e da Rede ILPF, apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sistema OCB, da Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert) e do Banco do Brasil. No Paraná, a iniciativa conta com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP / SENAR), Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), Conselho Regional de Engenharia Agronômica (CREA), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Sociedade Rural do Paraná (SRP) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

Programação no Paraná - No Paraná, a Caravana Embrapa FertBrasil começou ontem (21/05) em Guarapuava e, em segue para Cascavel (22/05), Londrina (23/05) e Ponta Grossa (24/05), que são importantes polos regionais na produção de grãos. Os encontros foram divididos em cinco módulos e ocorrem no período da manhã, das 8h às 12h30. Veja detalhes da programação:

Apresentação do sistema de produção local do uso de fertilizantes

Sandro Cesar Albrecht, coordenador do projeto Grãos, do IDR - Paraná 


Módulo 1 - Ferramentas para o planejamento agrícola: onde e quando plantar? 

Angelo Mansur Mendes, pesquisador da Embrapa Territorial


Módulo 2 -  Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes e insumos para a nutrição de Plantas no Brasil 

Cesar de Castro, Adilson de Oliveira Jr. e Fábio Álvares de Oliveira, pesquisadores da Embrapa Soja


Módulo 3 - Novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas 

Juliano Corulli Corrêa, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves


Módulo 4 - Uso de tecnologias digitais e sistemas de informação para recomendação de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas no Brasil

Ronaldo Oliveira, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental


Módulo 5 - Tecnologias e práticas de manejo para a Sustentabilidade Agroambiental 

Osmar Conte, pesquisador da Embrapa Trigo e Salvador Foloni, pesquisador da Embrapa Soja

Caravana Embrapa FertBrasil - A Caravana Embrapa FertBrasil iniciada, em maio, em Mato Grosso do Sul e São Paulo vem compartilhando informações e conhecimentos com profissionais que atuam na assistência técnica e extensão rural, sindicatos e associações rurais, e produtores. A expectativa é atingir cerca de 10 mil profissionais, tornando-os multiplicadores das técnicas e orientações repassadas pela equipe da Embrapa e de instituições parceiras que integrarão a Caravana. 

A Caravana vai abordar questões práticas e de impacto imediato, que ao serem adotadas poderão, junto com outras iniciativas do Plano Nacional de Fertilizantes, promover uma economia de até 20% no uso de fertilizantes no Brasil, já na safra 2022/23, podendo resultar em até um bilhão de dólares de economia para o produtor rural brasileiro. O Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes em nível global, ocupando a quarta posição. China, Índia e Estados Unidos aparecem no topo da lista de consumo.

Esses países, ainda, são grandes produtores mundiais de fertilizantes, à exceção do Brasil, que importou em 2021 cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola. No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes. A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil. Junto com a Bielorrússia, chega a fornecer mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente. 

Serviço: Caravana Embrapa FertBrasil - Cascavel (PR)

Local: ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cascavel - Rua Pernambuco, nº 1800, Centro

Data: 22/06

Horário: 8h às 12h30

Inscrição gratuita: http://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/caravana-fertbrasil-22-06-cascavel-pr

Via: Assessoria Embrapa - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.