Friday, 11 de April de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco

Paraná

Loja virtual, marketplace ou shopping online: entenda as diferenças e saiba escolher qual é melhor

As opções de comércio eletrônico entraram no radar de quem possui apenas lojas físicas e precisa se reinventar neste momento de pandemia...

Loja virtual, marketplace ou shopping online: entenda as diferenças e saiba escolher qual é melhor

É fato: as compras online caíram no gosto dos consumidores brasileiros. A praticidade de poder comprar sem sair de casa, a diversidade de produtos e os preços são alguns dos atrativos que popularizaram a modalidade.  

Para os que ainda não são adeptos ao meio digital na hora de realizar suas compras, a falta de confiança nas plataformas, o preço do frete e o prazo de entrega podem ser destacados como alguns dos principais fatores de dúvida. Mas, com a pandemia do novo Coronavírus, o cenário mudou e até mesmo quem não tinha o costume, começou a se aventurar e adquirir produtos e serviços pela internet.

De acordo com o estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna e divulgado neste mês, 52% dos brasileiros está comprando mais em sites e aplicativos durante a quarentena e 70% pretendem continuar comprando mais online do que faziam antes da Covid-19.

Isso fez com que os lojistas que possuíam apenas o ponto físico voltassem seus olhares para o meio digital; e aí termos como loja virtual e marketplace despertaram interesse e dúvida, ao mesmo tempo.

Afinal, quais são as diferenças entre eles e qual é o melhor para sua empresa? Cada um opera de uma forma diferente e tem seus benefícios. A começar pelas lojas virtuais, também chamadas de e-commerces, onde o lojista é inteiramente responsável por todas as etapas de sua logística de funcionamento. Com isso, caso ele queira que sua loja esteja presente nas mídias sociais, é necessária a contratação de um profissional ou uma equipe de marketing para que possam desenvolver tal atividade. Para as lojas virtuais, o marketing tornou-se fundamental já que elas não possuem fachadas ou outras formas físicas de chamar atenção de seus clientes.

Já os marketplaces são sites onde produtos de diversos lojistas ficam disponíveis para a venda. Toda a tecnologia da plataforma fica à disposição dos comerciantes e não é cobrado nenhum valor para a hospedagem ou divulgação dos produtos, mas, uma comissão que varia de 16% a 20% sobre o valor dos pedidos realizados na plataforma. Porém, é muito comum os comerciantes dessa modalidade investirem também em anúncios dentro da própria plataforma para potencializar a sua exposição.

Mas, essas não são as únicas opções. Já ouviu falar em shopping online? É uma modalidade inovadora que está disponível em Cascavel (PR). A proposta é trazer a estrutura de marketing de shoppings centers tradicionais para um shopping online focado em operações de rua, podendo ser de varejo ou serviços.

“Não somos apenas um marketplace, somos um shopping online, pois nosso foco não é apenas a venda realizada no site, mas a divulgação da empresa para que mais consumidores conheçam as marcas, produtos ou serviços disponíveis na cidade. Como nosso propósito é ajudar a fortalecer o comércio local independentemente do canal de venda, disponibilizamos o canal para o consumidor falar diretamente com a empresa de forma facilitada. Com isso, ele recebe um atendimento personalizado e a empresa aumenta sua base de dados e aproxima sua relação com o consumidor”, explica Carolina Possani, que é especialista em shoppings centers e fundadora do Aqui Tem Opção, o shopping online de Cascavel.

“Os empreendedores que estão na plataforma podem contar com um time especializado e focado nessa atividade, que no dia a dia trabalhará para potencializar a divulgação através de ações, campanhas e parcerias. Sem dúvida, somos a plataforma de divulgação com melhor custo-benefício. Além da divulgação e da disponibilização de uma loja online completa ao empreendedor, entregamos muitos fatores de apoio, como conteúdo para redes sociais, workshops mensais, grupo de trocas de informações e suporte diário. É uma plataforma feita para o empreendedor que quer sair na frente e se manter atualizado”, acrescenta.

Atualmente, o Aqui tem Opção conta com segmentos variados, desde lojas do varejo, vendedores autônomos, serviços e restaurantes. As entregas são feitas em até 24 horas ou o consumidor pode economizar ainda mais e retirar na loja. Sem dúvida, uma ótima opção para agregar mais informação e mais praticidade tanto para quem vende, quanto para quem compra.

Via: Contelle Assessoria de Comunicação - Foto: Divulgação

Publicidade

Tags:

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade