Cascavel

Comissão discute situação de descartes de lixo no rio Cascavel e rio Quati

Na ocasião, foram debatidas sérias denúncias relacionadas à poluição e danos ambien...

30 jun 22 - 07h00 Redação SOT
Comissão discute situação de descartes de lixo no rio Cascavel e rio Quati

A poluição nos rios de Cascavel foi debatida na manhã desta terça-feira (28), na Câmara Municipal. O encontro, promovido pelos legisladores membros da Comissão de Meio Ambiente Beth Leal (Republicanos), Professor Santello (PTB) e Cleverson Sibulski (PROS) trouxe uma preocupação por parte da sociedade civil e também membros de ONGs de Cascavel.

Na ocasião, foram debatidas sérias denúncias relacionadas à poluição e danos ambientais ao rio Cascavel que desaguam na estação de captação da Sanepar, próximo à Estrada da Paz. O vereador Celso Dal Molin (PL), também apresentou outra denúncia grave: no rio Quati, no bairro Neva, esgoto de residências há anos estão sendo despejados através de canos que saem diretamente dos imóveis para a nascente.

“Queremos que sejam feitas ações concretas e imediatas por parte da Sanepar para que aconteça a preservação e limpeza dessas áreas. Verdadeiras ilhas de entulhos estão se acumulando nas margens dos rios”, ressaltou a presidente da Comissão, Beth Leal.

Na expectativa dos parlamentares, o comprometimento da concessionária com o cuidado ambiental precisa ser maior. “Pelo tanto que a Sanepar ganha com os serviços prestados, ela deveria fazer melhor esse trabalho social e devolver à população principalmente a limpeza e o saneamento básico”, ressaltou Santello

Para a chefe do IAT (Instituto Água e Terra) da regional de Cascavel, Marlise da Cruz essa é uma “questão ambiental, que envolve poder público, comunidade e iniciativa privada, ou seja, a comunidade também tem que colaborar e se conscientizar. Iremos fiscalizar quando chegar essas denúncias até nós”.

Quem mora nas propriedades do entorno do rio, a revolta pela falta de atenção. “Precisamos melhorias urgentes com apoio do Poder Público para que se faça uma barragem, uma contenção pois o volume no lixo está cada vez maior. Quando chove a enxurrada traz muito lixo que vai parando em toda sua extensão. Sem contar o mal cheio nas propriedades” reclamaram os moradores.

Estiveram presentes o diretor de Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente, Ailton Martins Lima, Conselho do Meio Ambiente, Jair Pereira da ONG Amigos dos Rios, o vereador Sadi Kiesel (PODE), assessoria do vereador Tiago Almeida (União Brasil) e alguns moradores afetados com a poluição dos rios.  A Sanepar também foi convidada, mas não se fez presente.

O contrato com a Sanepar termina em 2024, e os vereadores estão se movimentando com relação as cláusulas que deverão ser inseridas e se estarão mais comprometidos com a questão dos rios e nascentes.

“A partir dessa reunião será elaborado um documento, que será encaminhado à Sanepar, para que tenha ciência dessas denúncias, que com certeza já sabem dessa situação, para que possam tomar providências”, concluiu Beth.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.