
O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) comemorou a redução do ICMS da energia elétrica e da gasolina no Paraná, da alíquota atual de 29% para 18%, anunciada nesta sexta-feira (1º) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). “É uma vitória do povo paranaense, pelo qual tenho lutado desde o início do mandato em favor da baixa dos impostos e tarifas que tanto pesam no bolso das famílias", afirmou o parlamentar, o primeiro a cobrar do Governo do Estado a diminuição do ICMS da energia e dos combustíveis.
“Essa é a primeira canetada do governador para baratear as contas de luz de todos os paranaenses, das duas que eu citei no meu último discurso na Assembleia Legislativa do Paraná, na quarta-feira (29/06)”, destacou. Várias vezes, o deputado ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para reivindicar que Ratinho Junior aplicasse imediatamente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou a energia elétrica como serviço essencial, com alíquota de 18% no Paraná. Depois, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Complementar 194/22, que limita a cobrança de ICMS de combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo à alíquota aplicada às mercadorias em geral.
“Agora só falta uma canetada”, ressaltou, referindo-se à sua proposta de uso de parte do lucro da Copel para baixar ainda mais a conta de luz dos paranaenses. O mínimo legal para ser distribuído em dividendos aos acionistas da empresa controlada pelo Governo do Estado é de 25%, mas atualmente o percentual está em 65%. Soldado Fruet vem defendendo que essa diferença bilionária, em vez de ser repassada aos investidores, subsidie a redução tarifária.
Além de pleitear o barateamento das faturas da Copel, o parlamentar também cobrou em plenário a diminuição do ICMS dos combustíveis. A estimativa do Governo do Estado é que a redução do imposto se reflita em queda de R$ 0,50 a R$ 0,60 por litro de combustível.
Via: Assembleia Legislativa do Paraná - Foto: Orlando Kissener
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!