Cascavel

Ações da Sanepar promovem melhoria na qualidade das águas de Cascavel

Sanepar e parceiros retiraram de lixo dos rios, plantaram árvores e trabalham na co...

02 jul 22 - 19h30 Redação SOT
Ações da Sanepar promovem melhoria na qualidade das águas de Cascavel

O trabalho ambiental realizado pela Sanepar em Cascavel tem melhorado de forma significativa a qualidade das águas do município. Nos últimos cinco anos, a Sanepar retirou 282 toneladas de lixo nas margens e nos cursos de água dos rios. Também fez o plantio de mudas de árvores nas áreas de mananciais de abastecimento público, que proporcionou aumento de cerca de 340 hectares da cobertura vegetal, no período de 2004 a 2020. Além disso, a Companhia desenvolve ações de educação ambiental em instituições de ensino e junto à população do entorno dos rios.

Esses trabalhos são realizados em parceria com a Prefeitura de Cascavel, instituições, ONGs, entidades e com voluntários da comunidade. O resultado é a melhoria ambiental no entorno dos rios Cascavel, Quati e no Lago Municipal e da qualidade da água.

Atualmente, a Companhia está fazendo vistorias técnicas nas ligações de esgoto em cerca de 15 mil imóveis da bacia do Rio Cascavel com o objetivo de garantir a eficiência do sistema de esgotamento da cidade, que atinge quase 100% da cidade. Os imóveis estão nas regiões dos bairros Pacaembu, Nova York, Cascavel Velho, Jardim Itália, Presidente, Maria Luiza, Universitário, Região do Lago, partes da área central da cidade e dos bairros Santa Felicidade e São Cristóvão.

O desassoreamento do Lago Municipal é outro compromisso ambiental assumido pela Sanepar. O estudo hidrológico e as alternativas propostas para o desassoreamento e a conservação do Lago Municipal foram apresentados no workshop das Bacias Hidrográficas, promovido pela Prefeitura e pela Sanepar como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no início de junho. Os trabalhos irão começar assim que houver o licenciamento ambiental.

RESPONSABILIDADE DE TODOS – "Os cuidados ambientais devem nortear todas as atividades econômicas e sociais nas cidades e fazer parte do cotidiano de todas as pessoas. O descarte inadequado do lixo, o desperdício da água, o desmatamento e a destinação incorreta do esgoto podem comprometer o desenvolvimento das cidades e a qualidade ambiental e dos recursos hídricos", afirma a gerente geral da Sanepar na Região Sudoeste, Rita Camana. 

Via: Assessoria Sanepar - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.