Paraná

Operação Obsidio 3: Polícia Civil realiza comprimento de mandados de prisão em Quedas do Iguaçu

Os mandados fazem parte da segunda etapa de uma operação de repressão qualificada d...

06 jul 22 - 12h07 Atualizado 06 jul 22 - 12h08 Redação SOT
Operação Obsidio 3: Polícia Civil realiza comprimento de mandados de prisão em Quedas do Iguaçu

A Polícia Civil do Paraná cumpriu nesta manhã ( 05/07/2022) 4 mandados de prisão e 4 ordens de busca e apreensão nas cidades de Quedas do Iguaçu, Francisco Beltrão e Palmas.

Os mandados fazem parte da segunda etapa de uma operação de repressão qualificada denominada Obsidio (cerco em latim), que teve a primeira fase deflagrada no dia 09/06/2022. 

Nesta oportunidade, foram apreendidos valores em dinheiro, entorpecentes (crack), aparelhos celulares e uma arma de fogo, com duas pessoas presas em flagrante.

Esta operação, por sua vez, é fruto de uma força-tarefa instalada na cidade de Quedas do Iguaçu desde maio do corrente ano, cujo objetivo principal é a investigação dos homicídios registrados na comarca e os crimes com eles relacionados, notadamente o tráfico de drogas.

Durante o trabalho desenvolvido ate o momento foi possível identificar a presença de facções criminosas na cidade de Quedas do Iguaçu e Palmas que exerciam o controle de bairros inteiros por meio de violência e ameaças, exercendo a narcotraficancia de forma organizada e exclusiva.

Um dos lideres do grupo, exercia todas as atividades de coordenação de dentro da Penitenciaria de Francisco Beltrão, onde se encontra preso. 

Muitas dessas ordens eram repassadas a outro integrante do grupo, que, junto a sua companheira,  agia como um dos bracos externos da organização criminosa em Quedas do Iguaçu e Palmas, mesmo estando sob monitoração eletrônica (tornozeleira).

Os contornos profissionais dados as atividades, sempre com uso de violência e constrangimento as pessoas de bem, que se viam reféns dos mesmos, a dedicação exclusiva ao crime, como escolha de vida, chamam atenção.

Registros de transações de compra e venda de pontos de droga, com declarações assinadas por testemunhas alheias mundo do crime, atestando a propriedade das biqueiras compõem o conjunto de provas, junto a declarações da existência de negócios de fachada, apenas para camuflar a venda de drogas, atividade para a qual se dedicam 24 horas por dia. 

Além disso, foram encontrados registros que indicavam o planejamento de um "tribunal do crime" prestes a acontecer na cidade de Quedas do Iguaçu, onde uma pessoa já teria tido seu "julgamento de morte" decretado pela facção criminosa e passaria por essa espécie de última instância, sendo sua execução pelas mãos dos faccionados fato certeiro se não fosse a pronta intervenção através das prisões de hoje, amparada pelo Ministério Publico e Poder Judiciário locais. 

Hoje foram cumpridos as ordens judiciais, com a prisão de 4 pessoas e a apreensao de 02 veículos, valore em dinheiro, celulares e outros itens importantes para a continuidade das investigacoes com a participação de  25 Policiais da 15a  SDP e Policias da DENARC.

A forca tarefa acontece em comunhão de esforços entre a Delegacia de Polícia de Quedas do Iguaçu com participação de policiais da DENARC de Curitiba, sob coordenação da 15a Subdivisão Policial de Cascavel. 

Como resultado global, a força-tarefa computa até o momento 21  prisões, sendo 6 por tráfico de drogas e 7 relacionadas a homicídios, 5 relacionadas a armas de fogo. As investigações seguem até o completo esclarecimentos dos fatos.

Via: Assessoria Polícia Civil do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.