Cascavel

Além de atletas: FC Cascavel fornece trabalho psicológico para ajudar garotos das categorias de base

Ao todo, mais de 60 meninos possuem acompanhamento com o psicólogo de maneira organ...

06 jul 22 - 23h30 Redação SOT
Além de atletas: FC Cascavel fornece trabalho psicológico para ajudar garotos das categorias de base

Desde 2017, quando a atual gestão assumiu o Cascavel, o psicólogo Antonio Barbosa é o responsável pelo departamento de psicologia. O profissional de 55 anos está diariamente no clube realizando um trabalho fundamental tanto nas categorias de base quanto no profissional. 

Ele atende os garotos de todas as equipes da base. Ao todo, mais de 60 meninos possuem acompanhamento com o psicólogo de maneira organizada, com sessões semanais. 

“Eu sempre falo que é um trabalho de formiguinha. São meninos novos, muitas vezes já moram longe da família e precisam de um acompanhamento psicológico, emocional e afetivo. Se isso não for trabalhado, vai afetar não só os resultados, mas a vida pessoal de cada atleta”, afirma o psicólogo.

Uma das premissas das categorias de base do Cascavel é pensar no cidadão antes do atleta. O olhar para o ser-humano em primeiro lugar é uma questão que a diretoria não abre mão. Barbosa explica a importância de trabalhar desde cedo a parte psicológica dos meninos e como isso também influencia no rendimento dentro de campo.

“Os fundamentos do futebol são quatro. O técnico, físico, tático e o psicológico. O atleta precisa entender que se ele estiver bem fisicamente, mas psicologicamente abaixo do que se espera, ele não vai produzir. O pré-frontal do cérebro, que é a nossa razão, só se forma aos 25 anos. Isso quer dizer que até essa idade, o atleta vai agir mais na base da emoção do que na razão. Então eu trabalho muito nessa questão do impulso e emoção”, conclui o psicólogo. 

Desde o início de seu trabalho, Antonio Barbosa já trabalhou com mais de 500 atletas entre profissional e categorias de base. “Na base a necessidade é enorme. Imagina 30 meninos de uma categoria convivendo diariamente, viajando, competindo. Isso desgasta o relacionamento. E o meu trabalho é ajustar isso para auxiliar a comissão técnica”, afirma.

Via: Assessoria Futebol Clube Cascavel - Foto: Daniel Malucelli


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.