Elas são indispensáveis nas escolas e Cmeis. São as responsáveis pela alegria da criançada na hora do almoço ou do lanche. Sim elas são as queridas merendeiras, ou tias da merenda, como são carinhosamente chamadas por muitos alunos. Porém, como todo bom profissional da Educação, elas também merecem passar por capacitação, um importante momento para troca de experiências e para a aquisição de novos conhecimentos.
Pensando nisso e em como a presença delas é fundamental durante os dias letivos, o Setor de Nutrição Escolar da Rede Municipal de Educação, preparou nestes dias que antecedem a volta dos alunos, uma formação continuada para as cerca de 300 zeladoras que atuam como merendeiras nas escolas e Cmeis de Cascavel.
Desde segunda-feira (18), até amanhã (22), em parceria com o Curso de Gastronomia da Univel, as merendeiras têm participado da Oficina de Preparos Zero Açúcar, na qual utilizam produtos alternativos, como frutas frescas e secas e outros insumos que são recebidos pelas unidades escolares e que compõem o cardápio dos alunos.
O curso tem sido ministrado pelos professores de gastronomia da Univel, Cássia Lopes de Oliveira, Geovani Trindade e Sandra M. Borçoi, que mostraram às merendeiras opções de preparo que dispensam completamente o açúcar, sem deixar a desejar no quesito sabor. A oficina incluiu a preparação de pratos deliciosos, como o arroz cremoso de abóbora, quibe de canjiquinha, lasanha de abobrinha, pão de batata-doce, além de nuggets e hamburguer de brócolis.
A sugestão destes preparos considera a Resolução nº 06/2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da Educação Básica no âmbito do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que trouxe entre as principais mudanças no preparo da merenda, a proibição do uso de açúcar, mel ou adoçantes nas preparações culinárias.
A nutricionista do Setor da Merenda Escolar, Sofia Carminati Perinazzo, ressaltou que além dos preparos de receitas, a formação proporcionou grande aprendizado às merendeiras, no sentido de enriquecer nutricionalmente os alimentos, com os itens que a unidade escolar possui. “A oficina proporcionou às merendeiras acrescentarem alimentos ricos em vitaminas e minerais nas preparações rotineiras. Elas também aprenderam algumas alternativas criativas para os ingredientes que as unidades já recebem”.
Ao término de cada aula, as turmas realizaram a degustação e comprovaram que é possível preparar muita coisa boa sem o uso do açúcar ou de ingredientes diferentes daqueles que já usam no dia a dia. Para a gerente do Setor de Nutrição Escolar, Margarete Tonin, é necessário o empenho de cada merendeira no sentido de apresentar às crianças opções de alimentos mais saudáveis e nutritivos. “Na escola nós vamos fazer o que é correto. Vamos fazer a nossa parte mesmo que em casa o aluno consuma alimentos como bolacha recheada, salgadinho, na escola ele vai receber uma alimentação saudável”, concluiu.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS