22 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Brasil

Brincadeiras antigas ainda são as preferidas das crianças, além de oferecerem conteúdo pedagógico

Amarelinha e o sucesso Vampiro Vampirão ainda estão entre as favoritas das crianças...

Brincadeiras antigas ainda são as preferidas das crianças, além de oferecerem conteúdo pedagógico
©

Quem pensa que apenas os brinquedos da moda ou super tecnológicos são os que mais atraem as crianças nos dias de hoje, está enganado. Os pequenos se interessam e muito pela socialização com outras crianças através de brincadeiras clássicas como Amarelinha, Pega Pega ou Esconde-Esconde, além de outras atividades tradicionais.

De acordo com a rede de espaços infantis multisserviços YouPlay, o resgate de brincadeiras antigas como mamãe da rua, batata quente e corre cotia fazem ainda muito sucesso. E o melhor de tudo: essas atividades, junto com parlendas -- que são combinações de palavras ou rimas rítmicas que fazem parte do folclore brasileiro --, ajudam no desenvolvimento da criança.

Ao pular amarelinha ela conta as casas para pular e trabalha a coordenação motora pulando em um pé só. Com elefantinho colorido é possível trabalhar as cores. Vampiro Vampirão, sucesso em todas as unidades trabalha as horas. Dessa forma as crianças se divertem, gastam energia e fazem amizades.

“Nas brincadeiras clássicas a criança pode desenvolver algumas capacidades importantes que envolvem a imaginação, atenção, socialização e auxiliam no seu desenvolvimento. Além disso, trabalha força, equilíbrio e coordenação motora”, comenta Giuliano Carioca, CEO da YouPlay.

Cada brincadeira, muitos aprendizados

A gente nem imagina, mas muitas brincadeiras que são conhecidas e tradicionais da criançada oferecem muitos benefícios para a saúde e também para o raciocínio. Além disso, essas brincadeiras podem ser feitas sem complexidade, sem custos e em qualquer lugar. Entre elas estão:

Amarelinha: Como a criança precisa seguir uma sequência numérica, é preciso trabalhar o raciocínio lógico e reforçar o conhecimento para escrever os números. No aspecto físico, trabalha a coordenação motora, agilidade, força, concentração e equilíbrio. Esta tão conhecida brincadeira que se alastra por todas as regiões do país também é conhecida por outros nomes, como maré, sapata, avião, academia ou macaca.

Vampiro Vampirão: Uma brincadeira que trabalha também o raciocínio lógico com números, posicionamento e a linguagem. Também exercita a agilidade, força e equilíbrio, já que as crianças precisam correr para tentar escapar da criança escolhida como “vampirão”.

Elefantinho Colorido: Esta brincadeira exercita a percepção visual, levando em conta a identificação de cores. Além de também servir como exercício físico, já que as crianças precisam correr e evitar ser pego por quem é selecionado como líder.


/Via: Assessoria YEUX Comunica/YouPlay - Foto: Divulgação


Mais Lidas