Cascavel

Reunião fala da campanha “Conte até 10”, que visa prevenir os crimes por impulso

Formada pelos vereadores Policial Madril (PSC), Pedro Sampaio (PSC) e Sadi Kisiel (...

03 ago 22 - 13h06 Redação SOT
Reunião fala da campanha “Conte até 10”, que visa prevenir os crimes por impulso

Idealizada pelo Ministério Público do Paraná, a campanha “Conte até 10” foi um dos temas da reunião pública promovida pela Comissão de Segurança Pública e Trânsito (CSPT) no Plenário da Câmara, na manhã desta quarta-feira (03). Formada pelos vereadores Policial Madril (PSC), Pedro Sampaio (PSC) e Sadi Kisiel (Podemos), a comissão reunião entidades e autoridades para debater a prevenção aos crimes cometidos por impulso.

“Hoje há muita intolerância. Parece que, depois da covid, por qualquer coisa as pessoas estão indo ao extremo. E a gente sabe que tudo tem que começar pelo diálogo”, disse o presidente da comissão, Policial Madril, ao abrir a reunião resumindo a preocupação da sociedade com o aumento dos crimes violentos. Além dos vereadores da CSPT, também marcou presença a vereadora Beth Leal (Republicanos), segunda secretária da Câmara.

Compuseram a mesa coordenadora, junto com a comissão, os promotores Guilherme Carneiro de Rezende e Alex Fadel, que apresentaram a ideia da campanha ao Legislativo. Além deles, participaram do encontro a psicóloga Karen Romeo, do Ministério Público, o juiz Phellipe Müller, diretor do Fórum, o delegado Fernando Zamoner, da 15ª Subdivisão da Polícia Civil, o tenente coronel Jorge Fritola, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, o sargento Jorge Pinheiro, chefe da 7ª Ciretran, Simoni Soares, presidente da Transitar, e os secretários municipais Pedro Fernandes de Oliveira (Segurança Pública), Misael Pereira de Almeida Júnior (Cidadania, Proteção à Mulher e Política sobre Drogas), Hudson Moreschi (Assistência Social), Jeferson Lobo (Comunicação) e Jorge Tranin, representando o secretário Miroslau Bailak (Saúde).

A sociedade civil foi representada pela Acic, com o presidente Genésio Pegoraro e o vice Siro Canabarro, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a representante da Subseccional advogada Alyne Sabadin Gaspar, a Universidade Paranaense (Unipar), com o diretor administrativo Gelson Uecker, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), com o presidente Mauri Barbosa, e a Maçonaria, com o presidente do Conselho de Mestres Instalados Carlos Tanuri Mendes.

Outro tema da reunião, que tomou a maior parte do tempo e das falas, foi a necessidade de se desenvolver ações e políticas públicas de proteção, apoio e assistência às vítimas de crimes graves e seus familiares. “A vítima de um homicídio, umas das 60 mil por ano no Brasil, vira apenas um número, uma estatística. Para o sistema de justiça, ele vira um amontoado de papel, um laudo necroscópico, um atestado de óbito, um conjunto de informações que podem ajudar na condenação de seu algoz. Qual era o seu nome e quais eram seus planos? Quem são seus familiares? Numa sociedade minimamente civilizada, nós temos sim que nos preocuparmos com o réu. Mas não podemos esquecer que do outro lado está a defesa da vítima, e ela não pode ser esquecida, assim como seus familiares”, afirmou o promotor Guilherme Rezende.

Por sua vez, a psicóloga Karen Romeo apresentou dados sobre os homicídios. Só no ano de 2015, conforme um mapa mostrado por ela, o Brasil sozinho teve 59 mil homicídios, o que equivalia à soma dos números de EUA, Canadá, toda a Europa, norte da África, Rússia, China e Austrália. Em 2019, a taxa de homicídios em nosso país (21,4 a cada 100 mil habitantes) foi três vezes maior que a média mundial, que é de 6,9 por 100 mil habitantes. O município de Cascavel teve, no mesmo ano, mais que o dobro da média mundial, com 14,9 homicídios para cada 100 mil habitantes. “O homicídio tem consequências catastróficas e desestruturadoras na vida de uma família”, contou a profissional, que atua no Ministério Público do Paraná e relatou os impactos na saúde dos familiares das vítimas.

Em sua fala para apresentar a proposta da campanha “Conte até 10”, o promotor Alex Fadel citou a onda de crimes de homicídio que tomou a cidade nos últimos meses. “Nenhuma daquelas pessoas saiu de casa pensando: ‘hoje vou cometer um homicídio’. Por uma gota d’água, a pessoa explodiu. Uma ombrada, um xingamento no trânsito, uma furada de fila. Como foram todos gravados em vídeo e as pessoas tiveram acesso, a gente percebe ao assistir como é fácil matar alguém. Esse ‘Conte até 10’ era uma campanha antiga, de 2012, que teve uma quebra de continuidade. Mas foi a dra. Mariana, da Polícia Civil, que me chamou a atenção e disse que estava na hora de retomar a campanha, porque as pessoas estão se matando no drive thru da lanchonete”, relatou ele.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.