Paraná

Aprovado projeto de lei que garante acompanhante no momento do pré-parto, parto e pós-parto no PR

Buscando melhorar a proposta, a deputada Mabel apresentou uma emenda ao PL...

09 ago 22 - 14h21 Redação SOT
Aprovado projeto de lei que garante acompanhante no momento do pré-parto, parto e pós-parto no PR

O projeto de lei n° 9/2022, das deputadas Mabel Canto (PSDB) e Cristina Silvestri (PSDB), que trata sobre os direitos das gestantes e parturientes em questões de violência obstétrica, foi aprovado nesta segunda-feira, dia 8, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O PL altera a Lei n° 19.701/18, onde o objetivo é garantir a gestantes e parturientes o direito de acompanhamento de uma pessoa indicada por elas no período pré-parto, parto, pós-parto até a alta hospitalar.

Buscando melhorar a proposta, a deputada Mabel apresentou uma emenda ao PL. Com a alteração, entende-se por pré-parto qualquer intercorrência médica ocorrida no período gestacional antes da data provável do parto e pós-parto até o momento de alta hospitalar da puérpera. A emenda esclarece a definição de pré-parto e facilita a interpretação do projeto.

Mabel explica que muitos hospitais e maternidades restringem o acompanhamento das gestantes. “Em situações que a gestante necessita de intervenção hospitalar em razão de alguma intercorrência relacionada ao período gestacional, não se está respeitando o direito a presença de um acompanhante garantido pela Lei Federal n° 11.108/2005. Às vezes, essa negativa ocorre por má interpretação do texto legal. Cabe a nós paranaenses preenchermos essa lacuna na lei, garantindo o acompanhante indicado pela gestante em qualquer intercorrência médica ocorrido durante este período, dando sentido amplo aos termos pré-parto, parto e pós-parto”, defendeu a deputada.

Via: Assessoria João Maciel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.