BR 163 - Pacheco comemora abertura de edital para melhorias e liberação dos trechos concluídos
DNIT divulgou as empresas participantes do pregão eletrônico para sinalização e manutenção dos trechos concluídos da BR163...

A conclusão das obras da BR-163 e a liberação dos trechos concluídos estão entre as maiores demandas de Cascavel e toda a Região Oeste. Há mais de um ano as obras foram paralisadas trazendo transtorno e prejuízo para morados e usuários da via federal, que é um importante ramal logístico para os Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Nesta semana, o DNIT divulgou as empresas participantes do pregão eletrônico para sinalização e manutenção dos trechos concluídos da BR163. Quatro empresas participaram do certame que tinha como valor máximo R$ 55.477.977,96. A empresa que apresentou menor preço para a realização dos trabalhos, foi a Pavimentações e Terraplenagens Schmitt LTDA, com sede em Guarapuava. A proposta apresentada foi de R$ 51.778.307,50. A empresa será homologada vencedora após análise de documentos e o transcorrer dos prazos recursais.
O edital não trata da conclusão da obra. Estão previstos os serviços de melhoria na pista, sinalização e roçada no trecho entre Toledo e Marechal Candido Rondon e da BR-467 entre Cascavel e Toledo. Esses serviços vão possibilitar a liberação para o tráfego de veículos dos trechos já duplicados – cerca de 23 quilômetros.
O Deputado Estadual Marcio Pacheco (Republicanos) vem, persistentemente, solicitando ao DNIT a retomada das obras e a liberação desses trechos já concluídos. Pacheco enviou ao órgão requerimentos solicitando o desbloqueio e enfatizando a importância da conclusão da rodovia, participou das mobilizações realizadas por lideranças locais, lutando juntamente com vereadores e prefeitos. “Esta é uma luta de mais de um ano. A retomada das obras e a liberação dos trechos concluídos especialmente entre a cidade de Lindoeste e Capitão Leônidas Marques, são importantes para a população, que terá um trânsito mais fluente e com segurança evitando acidentes nessa extensão da rodovia”, afirma o deputado.
O trecho entre Cascavel e Capitão Leônidas Marques é considerado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) um dos mais perigosos do Estado. A BR-163 é considerada uma das artérias de escoamento de safra do Brasil. Este segmento atende ao agronegócio e também a logística dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul até o porto de Paranaguá, assim como acesso aos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Histórico – A BR-163 é uma rodovia federal com pista simples, sinuosa e cheia de buracos, dificultando a trafegabilidade, sem possibilidade de ultrapassagem e não garantindo a segurança de trânsito. As obras para duplicação, entre Cascavel e Marmelândia, iniciaram em 2014, com previsão de conclusão em 2018. Porém, a duplicação sofreu vários atrasos por falta de recursos da União e continua sem previsão de término. O valor do contrato é de R$ 580 milhões. Já foram pagos aproximadamente R$ 490 milhões. A duplicação compreende 74 quilômetros, sendo que, deste total, 30 quilômetros (Cascavel/Lindoeste) estão liberados para o trânsito de veículos. Já o trecho entre Lindoeste e Capitão Leônidas Marques conta com vários pontos duplicados, mas sem a liberação para o tráfego.
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