Paraná

Plano de inovação para o agronegócio é lançado na região oeste

Planejamento elaborado pelo Agro Iguassu Valley prevê ações para os próximos 12 mes...

12 ago 22 - 14h45 Redação SOT
Plano de inovação para o agronegócio é lançado na região oeste

Foi lançado nesta quarta-feira (10), durante o Link SRI Iguassu Valley, em Medianeira, o Plano de Inovação Agro do Iguassu Valley. O planejamento, desenvolvido pela governança de agronegócio do ecossistema, visa o fortalecimento da inovação no segmento por meio da cooperação entre empresas, startups e instituições de ensino e tecnologia. Estão contemplados conteúdos relacionados a quatro temáticas: políticas públicas; integração da governança agro; ampliação do volume de recursos para o agro local; e a interação entre o setor produtivo, o ecossistema e as instituições.

Emerson Durso, consultor do Sebrae Paraná, detalha que o trabalho foi proposto pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no ano passado, após o reconhecimento da região como Polo Nacional de Inovação Agropecuária. 

“O Mapa nos convidou a formatar uma governança que pudesse contribuir de forma ordenada para o desenvolvimento do agro. Por meio do SRI Iguassu Valley, aceitamos o desafio e promovemos diversos workshops para criar o planejamento que prevê ações de curto, médio e longo prazo”, explica o consultor do Sebrae Paraná, Emerson Durso. 

Durante os encontros, mais de cinquenta tópicos foram levantados, que foram concentrados nas quatro temáticas. Nesse sentido, o Plano traz as vertentes junto às ações propostas, justificativas, os resultados esperados e os setores que podem ser envolvidos.

No caso das políticas públicas, por exemplo, o projeto indica a necessidade de preparar sugestões unificadas para apresentar aos governantes. Com isso, é esperado que haja desburocratização e formulações de projetos de isenções de impostos e tarifas e disseminação de boas práticas por meio do incentivo previsto em Lei. Na vertente de capital, o grupo elencou a necessidade de ampliar o volume de recursos acessados e aplicados para atender à demanda do agronegócio, conectando solucionadores com empresas que têm recursos previstos para a inovação. Além disso, outras iniciativas também estão previstas, como o aumento de número de projetos do agro e eventos para gerar maior participação entre a comunidade empresarial e produtores rurais. 

“A região tem o espírito do cooperativismo. Observando os resultados, que são bastante expressivos no agronegócio, nós percebemos que havia muito ainda a ser explorado. Esperamos que o Plano funcione como uma forma de motivar as iniciativas e que isso possibilite a integração de produtores rurais com a inovação, mostrando que ela vai além de pulverização com drones e pode ser benéfica de outras formas também”, observou a diretora de inovação do Mapa, Sibelle Silva. 

A governança Agro Iguassu Valley é composta por diversas entidades, tais como o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD); Iguassu Valley; Sebrae Paraná; FIEP/Senai; Sicoob; Iguassu IT; Associação dos Engenheiros Agrônomos de Toledo; PUC Toledo; Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus de Assis Chateaubriand; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Medianeira, Santa Helena e Toledo; 7 Digital Tech; AcicLabs; Coopavel; Fundetec; Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR); Laboratório A3Q;  Sindicato Rural de Cascavel; Biopark; Parque Tecnológico de Itaipu (PTI); Cooperativa Lar; Cooperativa Frimesa;  Prefeitura de Toledo; Funtec Toledo e Unioeste. 

O Plano de Inovação do Agro Iguassu Valley está disponível para consulta. Para obter o material, basta enviar um e-mail para edurso@pr.sebrae.com.br ou ligar para (45) 3220-7050.

Via: Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.