28 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Banco de Olhos de Cascavel capacita profissionais da saúde para alavancar doações

As captações atendem os pacientes inscritos na fila da Central de Transplantes coordenada pelo SUS....

Banco de Olhos de Cascavel capacita profissionais da saúde para alavancar doações

Com o objetivo de estimular a doação de tecidos oculares, a partir da próxima segunda-feira (5) terá início o trabalho de sensibilização de profissionais da saúde, realizado pelo Banco de Olhos de Cascavel e Organização de Procura de Órgãos e Tecidos.

A programação inicia pelo Sudoeste do Estado. Em Francisco Beltrão, a visita da comissão está programada para acontecer às 09h no Hospital Regional e às 10h30 no Hospital São Francisco.

Em Pato Branco, o encontro acontecerá no Hospital São Lucas e Policlínica, a partir das 14h. "O objetivo é recrutar profissionais para a captação. Existe condição de ampliar as doações, mas para isso precisamos aumentar o quadro técnico e proporcionar a capacitação", informa a enfermeira responsável pelo Banco de Olhos, Joziana Pastro.

Banco de Olhos - O Banco de Olhos de Cascavel (BOC) existe há 16 anos e é uma das grandes referências do Paraná. Para pacientes da região, o serviço representa facilidade de acesso ao tratamento, pela maior disponibilização de córneas para transplante.

Os receptores são pessoas com doenças nas córneas, principalmente o ceratocone, infecções, cicatrizes pós-traumas e descompensação da córnea (ceratopatia bolhosa). Os pacientes são inscritos na fila de transplantes, coordenada pela Central Estadual de Transplantes (Curitiba) que segue a ordem cronológica de inscrição.

O Banco de Olhos de Cascavel é um serviço autorizado pelo Sistema Nacional de Transplantes – SNT, que trabalha atendendo todos os óbitos ocorridos na cidade e na região possibilitando às pessoas realizarem a doação das córneas dos entes falecidos.

O BOC é uma entidade privada que recebe doações, prepara e distribui córneas e/ou escleras para transplantes. É ele quem faz a busca ativa de doadores, captação, transporte, processamento, armazenamento e liberação de tecidos oculares de procedência humana para fins terapêuticos, de pesquisa ou de ensino.

Principais objeções à doação

1 -  Desconhecimento sobre a vontade do familiar

A legislação não exige documentos que comprovem a intenção da pessoa em ser doadora, e estabelece que parentes de primeiro e segundo grau podem autorizar a doação.

2 – Crença de que problema ocular é impedimento

Problema ocular, óculos e cirurgia não são contra indicações absolutas.

3 – Crença de que o procedimento é demorado

A captação, apesar de delicada, é rápida. Dura em torno de 20 minutos e na maioria das vezes é realizada na ACESC, podendo também ocorrer nos hospitais e IML; e o protocolo é bem feito.

Por: SOT/Via: Banco de Olhos de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade