Banco de Olhos de Cascavel capacita profissionais da saúde para alavancar doações
As captações atendem os pacientes inscritos na fila da Central de Transplantes coordenada pelo SUS....

Com o objetivo de estimular a doação de tecidos oculares, a partir da próxima segunda-feira (5) terá início o trabalho de sensibilização de profissionais da saúde, realizado pelo Banco de Olhos de Cascavel e Organização de Procura de Órgãos e Tecidos.
A programação inicia pelo Sudoeste do Estado. Em Francisco Beltrão, a visita da comissão está programada para acontecer às 09h no Hospital Regional e às 10h30 no Hospital São Francisco.
Em Pato Branco, o encontro acontecerá no Hospital São Lucas e Policlínica, a partir das 14h. "O objetivo é recrutar profissionais para a captação. Existe condição de ampliar as doações, mas para isso precisamos aumentar o quadro técnico e proporcionar a capacitação", informa a enfermeira responsável pelo Banco de Olhos, Joziana Pastro.
Banco de Olhos - O Banco de Olhos de Cascavel (BOC) existe há 16 anos e é uma das grandes referências do Paraná. Para pacientes da região, o serviço representa facilidade de acesso ao tratamento, pela maior disponibilização de córneas para transplante.
Os receptores são pessoas com doenças nas córneas, principalmente o ceratocone, infecções, cicatrizes pós-traumas e descompensação da córnea (ceratopatia bolhosa). Os pacientes são inscritos na fila de transplantes, coordenada pela Central Estadual de Transplantes (Curitiba) que segue a ordem cronológica de inscrição.
O Banco de Olhos de Cascavel é um serviço autorizado pelo Sistema Nacional de Transplantes – SNT, que trabalha atendendo todos os óbitos ocorridos na cidade e na região possibilitando às pessoas realizarem a doação das córneas dos entes falecidos.
O BOC é uma entidade privada que recebe doações, prepara e distribui córneas e/ou escleras para transplantes. É ele quem faz a busca ativa de doadores, captação, transporte, processamento, armazenamento e liberação de tecidos oculares de procedência humana para fins terapêuticos, de pesquisa ou de ensino.
Principais objeções à doação
1 - Desconhecimento sobre a vontade do familiar
A legislação não exige documentos que comprovem a intenção da pessoa em ser doadora, e estabelece que parentes de primeiro e segundo grau podem autorizar a doação.
2 – Crença de que problema ocular é impedimento
Problema ocular, óculos e cirurgia não são contra indicações absolutas.
3 – Crença de que o procedimento é demorado
A captação, apesar de delicada, é rápida. Dura em torno de 20 minutos e na maioria das vezes é realizada na ACESC, podendo também ocorrer nos hospitais e IML; e o protocolo é bem feito.
Mais Lidas
Publicidade