segunda-feira, 12 de maio de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Vereador Vander Piaia solicita à Prefeitura a criação do cargo de arqueólogo

O trabalho do arqueólogo é estudar e investigar a cultura e as civilizações humanas em seu passado...

O vereador Vander Piaia (PTB) protocolou nesta terça-feira (06), a Indicação nº 1192/2022 solicitando ao Poder Público Municipal que crie o cargo de arqueólogo na estrutura funcional da Prefeitura de Cascavel.

De acordo com o vereador, como a cidade não tem esse profissional, a dificuldade para se encontrar, identificar e analisar objetos do passado é grande, pois, é ele quem pode analisar e entender a evolução e transformação do homem e da nossa sociedade ao longo da história.

O trabalho do arqueólogo é estudar e investigar a cultura e as civilizações humanas em seu passado, por meio da análise de vestígios materiais. De acordo com estudos, na nossa região também passou o lendário caminho de Peabiru,  uma rota indígena antiga, considerada além de uma rota espiritual para o povo guarani, também propiciava uma troca cultural e mercantil muito rica entre os povos, sendo, após algum tempo, o caminho em direção aos tesouros do continente quando chegaram os colonizadores europeus em busca de acessos ao interior da América do Sul. “Cascavel é um dos maiores municípios do Paraná, e também existem muito indícios de que tenha havido povos pré-colombianos, onde recentemente se encontrou objetos arqueológicos na região oeste da cidade”, ressalta Vander.

Além de pesquisas como estas na nossa cidade, o arqueólogo também poderia realizar estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas, participar da gestão territorial e socioambiental, estudar o patrimônio arqueológico, gerir o patrimônio histórico e cultural.

Um arqueólogo também é apto a realizar pesquisa de mercado e participar da elaboração, implementação e avaliação de políticas e programas públicos, além de organizar informações sociais, culturais e políticas. O profissional também pesquisa segmentos sociais (jovens, mulheres, segmentos sociais específicos), estuda identidade de grupos sociais, investiga atitudes, valores e motivações de grupos sociais, analisa processos de mudança político-social e realiza pesquisa comportamental.

Também monta processos de regularização fundiária de terras de populações tradicionais, também oferece subsídios para programas de zoneamento ecológico-econômico cultural , além de estudar o patrimônio arqueológico: Investiga sociedades através de vestígios materiais,  levanta o patrimônio arqueológico a ser pesquisado, executa pesquisas de campo, realiza atividades de laboratório nos vestígios recuperados (cura, análise, restos e registros),  divulga resultados da pesquisa, integra população local na pesquisa arqueológica, capacita equipes de pesquisa,  realiza ações para preservação e valorização do patrimônio arqueológico e  gere o  patrimônio histórico e cultural.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.