A conta de luz vai ficar, em média, 7,2% mais barata para os clientes da Copel e das demais companhias de energia que operam no Paraná. A mudança é válida a partir desta quinta-feira (15).
De acordo com a Copel, a redução acontece a partir de orientação da Secretaria de Estado da Fazenda, que eliminou a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incidia em um dos componentes da conta de luz: a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD). A medida atende a Lei Complementar 194/22, do governo federal, e orientações da Aneel.
Na prática, a redução vale para os consumidores que tiverem a leitura de consumo realizada a partir desta quinta e os clientes sentirão os efeitos nas próximas faturas. O desconto completo deve aparecer na conta de luz com vencimento em outubro.
Essa é a segunda grande alteração tributária no setor elétrico. No dia 23 de junho, o Governo do Paraná, por resolução, já havia reduzido a alíquota do ICMS sobre a tarifa de energia de 29% para 18%, também como resultado da nova lei federal. Isso acarretou uma queda média de 13,4% na conta de luz da Copel, por exemplo, a partir daquela data.
Na soma de ambas as reduções, a conta de energia elétrica dos paranaenses passa a ter redução de mais de 20%.
Via: Rádio Banda B - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS