A Câmara de Cascavel fez a entrega na última terça-feira (13) dos Votos de Louvor e Congratulações ao professor Carlos Roberto Calssavara, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da educação pública e em especial a sua trajetória frente a Universidade Estadual do Oeste - Campus de Cascavel, que neste ano completou 50 anos.
Como defendeu o autor da homenagem, Vander Piaia (PTB), Calssavara dedicou grande parte de sua vida ao ensino público no Estado do Paraná, simultaneamente na Unioeste e nos colégios públicos paranaenses.
Carlos Roberto Calssavara, paulista da cidade de Cosmorama/SP, nasceu em 08 de novembro de 1950, sendo o primogênito de uma família com sete irmãos, do casal João Calssavara e Alzira Manholer Calssavara. Seus avós SE estabeleceram na região de Ribeirão Preto como imigrantes para as fazendas de café e, posteriormente, na região de São José do Rio Preto, onde todos os familiares fixaram residência em definitivo.
De família humilde, simples, pobre e sempre auxiliado pelos parentes fez a sua escolaridade inicial até a oitava série ginasial na cidade de Cosmorama, no Ginásio Estadual Professor Álvaro Duarte de Almeida, encerrando esta etapa importante em sua vida aos 14 anos. Em razão de Cosmorama ser uma cidade muito pequena e não ofertar, na época, o Ensino Médio, incentivado por parentes e, sob a guarda de um tio por parte de pai, veio morar na cidade de Cianorte no Estado do Parará, ingressando em 1965, na Escola Normal Colegial Estadual Cândido Portinari, sendo habilitado em 1968 a ser professor das séries iniciais. Simultaneamente, ao curso Normal Colegial, aos 16 anos de idade teve sua primeira experiência como professor no Grupo Escolar Vicente Machado, de Cianorte, com contrato temporário, até 1969.
O ano de 1966 foi um marco fundamental em sua vida profissional, elegendo como carreira profissional a "de professor", exercida até a data de sua aposentadoria em janeiro de 2012.
Fez seu primeiro concurso público como Professor do Ensino Primário e foi nomeado em 1970, assumindo definitivamente a carteira de professor no Grupo Escolar Maria Montessori, também em Cianorte. Ingressou no curso superior na Licenciatura em Matemática em fevereiro de 1970 na Faculdade Municipal de Mandaguari e concluiu o curso em julho de 1973. Também obteve a sua segunda licenciatura em 1979, na UNIFEV-Centro Universitário de Votuporanga, em Pedagogia com Administração Escolar.
No Ensino Fundamental e Médio foi docente das disciplinas de matemática e física no Colégio Estadual de Cianorte de 1970 até 1974, como professor suplementarista. Transferiu residência e vínculo com a rede estadual de ensino, em dezembro de 1974, para a cidade de Cascavel, onde reside até hoje.
A primeira experiência administrativa ocorreu no Colégio Estadual de Cianorte em 1972/1973, como Diretor Auxiliar, onde percebeu que a administração pública feita com carinho, zelo e muita cautela é essencial para todos aqueles que dela dependem, viu nela a inspiração para além de docente ser também um administrador da educação. E daí por diante, sempre teve exercício paralelo na administração escolar/universitária e na sala de aula.
Em 1974/1975 cursando os créditos de Mestrado em convênio UEL/UNICAMP e já residindo em Cascavel teve que abdicar do curso em função de suas novas atividades profissionais assumidas na cidade. Com isso ficaram apenas as esperanças de continuidade do Mestrado, restando as especialidades lato sensu em Geometria Analítica (Unespar-Apucarana-1975), Metodologia do Ensino Superior (UFRGS-1980) e Planejamento e Administração da Educação (FGV-1981).
Na cidade de Cascavel de janeiro de 1975 a fevereiro de 2012, seu exercício profissional ocorreu sempre nos turnos matutino, vespertino e noturno no Ensino Fundamental e Médio na Rede Estadual e no Ensino Superior na FECIVEL/UNIOESTE.
Participou e foi aprovado em mais dois concursos públicos da rede estadual em 1980, para a disciplina de Matemática e para a disciplina de Física, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, escolhendo Matemática. Em 1975 participou da seleção pública para a FECIVEL com banca da Faculdade de Educação da UFRGS, para docência de Matemática, Matemática Financeira e Estatística, ingressando em definitivo, como Professor Titular, na FECIVEL em 15 de agosto de 1976.
Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS