Um ato simbólico realizado nesta quarta-feira (12) no Cascavel JL Shopping se transformou em um marco importante para toda a comunidade autista da região. Duas vagas de estacionamento do piso L1 receberam pintura especial feita pela artista grafiteira Jay Moraes com o símbolo do autismo: uma fita formada por peças de quebra-cabeça coloridas.
Apesar da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já possuir o direito de utilizar a vaga destinada a Portadores de Necessidades Especiais (PNE), de acordo com a Lei 12.764/2012, as famílias de autistas celebraram essa conquista.
"Pra gente é muito importante, primeiro como uma forma de acolhimento. Mesmo quando a gente estaciona na vaga para deficientes, as pessoas olham para nós de maneira atravessada por não enxergarem a dificuldade do autista num primeiro olhar. Então, agora com certeza ninguém vai nos questionar. Mas é muito importante que as pessoas respeitem essas vagas para que nós que precisamos não tenhamos que ficar dando voltas e voltas, o que pode desencadear crises sensoriais nas crianças. Então, essa vaga é uma necessidade. Por isso, nós estamos muito agradecidos", afirma Ana Paula Pereira Pini, vice-presidente da Associação de Mães de Autistas de Cascavel (AMAC) e mãe do pequeno Francisco, de 6 anos.
"Nós queremos agradecer o shopping por essa iniciativa, porque apesar de já termos vários direitos assegurados, até por uma questão de desconhecimento da sociedade, esses direitos muitas vezes não são respeitados. Nós somos realmente uma minoria e às vezes somos deixados de lado. Mas a comunidade autista consome e passeia. Somos cidadãos deste país como qualquer outro. Por isso, essa atitude beneficia não só os autistas, mas a sociedade como um todo", acredita Samantha Sitnik, presidente da AMAC.
A superintendente do Cascavel JL Shopping, Ana Paula Karmouche, assegura que esta é apenas a primeira de uma série de ações que serão realizadas com o foco na inclusão. "Nosso lema é ser um shopping para todos, então estamos sempre buscando maneiras de fazer com que a experiência de todos, com suas particularidades ou não, seja acolhedora, em especial agora os autistas. É só um primeiro passo. Ainda temos muito a fazer, como por exemplo treinar as equipes e lojistas para atender melhor e entender as necessidades desse público".
Sobre a AMAC - A Associação de Mães de Autistas de Cascavel existe há cinco anos e não possui fins lucrativos. Atualmente, cerca de 300 famílias são acolhidas pela AMAC e recebem todo o apoio necessário através de palestras técnicas com profissionais especializados como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e nutricionistas; reuniões para as crianças e para os pais e encaminhamentos para terapias.
Via: Assessoria AMAC - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS