Diagnóstico vocacional destaca planejamento e ações que fazem de Cascavel referência
Levantamento feito ao longo da semana mostra a capacidade do Município de Cascavel de transformar ideias em boas práticas ...
Após uma semana de levantamentos de dados e pesquisas, técnicos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apresentaram na manhã desta sexta-feira (21), na Acic, o Diagnóstico Vocacional Municipal, documento que destaca o planejamento e ações que fazem de Cascavel um município referência em boas práticas para cidades do Brasil, Portugal e de outros países da América Latina, inseridos no programa InovaJuntos.
O InovaJuntos é desenvolvido pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, de Portugal, e conta com o financiamento da União Europeia.
O estudo aponta Cascavel com tendência de grande crescimento do valor agregado, potencialidade na captação de novas empresas, tendo o agronegócio como o grande potencial, mas com expansão de negócios nos mais diferentes segmentos.
Rodrigo Carrijo, consultor da CNM, avaliou a semana de pesquisa como “extremamente positiva” e disse que o município tem uma governança bem estabelecida, maturidade em todos os setores e uma gestão pública com cuidados voltados para toda a população. Essas boas práticas, segundo Carrijo, serão levadas para outros municípios que participam do projeto.
Segundo ele, o que mais chamou a atenção dos técnicos da CNM foi a capacidade de planejamento e ação do município.
“Então, na verdade, a gente identifica que há muitas boas práticas, não só pela força de vontade, mas também por essa capacidade de pensar e planejar, uma capacidade muito boa de investimento e de transformar ideias de visão de futuro em ação na prática”, enfatizou.
Segundo Carrijo, Cascavel está preparada, por já atuar no desenvolvimento sustentável para ser referência para outros países.
“Eu creio que Cascavel pode se tornar um case brasileiro que, com pequenas ações, a gente poderá enquadrar Cascavel no âmbito global de boas práticas de desenvolvimento sustentável”, afirmou.
O prefeito Paranhos falou da importância da cooperação entre municípios na troca de experiências, com adaptação de programas bem-sucedidos para a realidade de cada cidade. É justamente essa cooperação que o projeto InovaJuntos trabalha.
“Eu acho que isso é o que tem que acontecer, fazer com que o serviço público tenha essa interação, não precisa ficar perdendo muito tempo porque a população tem pressa, aproveitar ideias que foram debatidas e investidas é mais inteligente, é rápido, e é isso que o InovaJuntos faz com o Brasil e outros países”, observou.
Desenvolvimento econômico
O secretário de Finanças, Edson Zorek, lembrou que Cascavel está inserida no cluster Desenvolvimento Econômico e Inovação do projeto. Dentre as mais de 5,5 mil cidades brasileiras, Cascavel foi uma das 20 escolhidas para integrar o projeto. Em novembro, o prefeito Leonaldo Paranhos estará em Portugal, levando as experiências de Cascavel para a Europa.
“Cascavel vai levar todos esses dados, que foram comprovados através desse estudo, mas também vai se servir, vai buscar aquilo que eles têm de bom, conhecer o que eles estão fazendo, para que a gente possa trazer a Cascavel e melhorar cada vez mais a qualidade de vida do nosso cidadão. Quem ganha é a população de Cascavel e o nosso objetivo é sempre proporcionar uma qualidade de vida melhor para a população”, enfatizou.
“Ficou evidenciado no estudo que nós temos muito mais para compartilhar, para ajudar, do que propriamente para receber. Isso mostra a potencialidade do nosso cidadão e esse resultado, ser uma das melhores cidades, só é possível porque nós temos o cidadão cascavelense que tem no seu DNA o trabalho, a força, a dedicação, não desiste fácil, e isso faz toda a diferença”, destacou.
A apresentação foi feita para o prefeito, secretários e gestores do município, além de representantes do setor positivo que lotaram a Sala Paraná, na Acic.