24 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Copa da Prevenção: Campanha incentiva homens ao autocuidado

Organizado pelo CEONC, Novembro Azul promoverá orientações sobre a saúde masculina...

Copa da Prevenção: Campanha incentiva homens ao autocuidado

A saúde masculina é o destaque da campanha Novembro Azul que tem foco na prevenção do câncer de próstata, o mais incidente entre homens.

Neste mês, o CEONC Hospital do Câncer inicia a campanha Copa da Prevenção com o objetivo de disseminar as informações para que o público masculino compreenda que a prevenção é o caminho que conduz à vitória. 

Um e-book será lançado e disponibilizado para download, o conteúdo traz onze desafios para “vencer a competição”, o adversário é a doença. O livro poderá ser baixado pelo link: https://ceonc.com.br/wp-content/uploads/2022/11/ebook-novembro-azul-2022_compressed-1.pdf

“Aproveitamos a Copa do Mundo para fazer essa analogia com a saúde masculina. Para ser um artilheiro, os homens precisam sair do banco de reservas e entrar em campo, ou seja, precisam deixar o medo e o preconceito de lado e fazer seus exames periodicamente”, explica o médico oncologista, Fernando Motter.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), 29% dos diagnósticos de câncer no País são de câncer de próstata. Em 2022 são previstos quase 66 mil novos casos da doença.

“O câncer de próstata, se diagnosticado precocemente, tem chances de cura de 98%, por isso homens a partir dos 50 anos devem realizar exames anualmente, que são o PSA, no qual é coletada uma amostra de sangue, e o toque retal, para investigar se existem alterações físicas na próstata. Havendo anormalidades, outros exames são solicitados, como a Ressonância Multiparamétrica da próstata, exame este que é disponível no Ceonc, e a biópsia dirigida da próstata”, frisa o médico. 

Nas redes sociais, o CEONC vai compartilhar vários conteúdos voltados à saúde do homem. Embora a prevenção do câncer de próstata seja o foco da campanha, as ações visam a promoção da saúde de modo geral, ou seja, incentivam a comunidade a praticar exercícios físicos, ter bons hábitos alimentares e de vida, ou seja, não fumar e não beber em excesso. 

“Sabemos que o público masculino tem menos hábito de frequentar o médico e de realizar exames se comparado com o feminino. Por isso a taxa de mortalidade entre homens é maior. Então fica a primeira dica: a prevenção”, ressalta o oncologista.

Por: SOT/Via: Assessoria CEONC Hospital do Câncer - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade