Coopavel doa alimentos e exercita sétimo princípio do cooperativismo
Nesta semana, a Coopavel entregou três toneladas de alimentos e mais de mil itens de higiene pessoal, conseguidos em uma ação solidária...
A missão de uma cooperativa vai além da produção de alimentos e da geração de empregos. Ela atua também com a organização e o fortalecimento do campo e com a distribuição de oportunidades e de riquezas em seu entorno. Ao se relacionar e ao estender a mão às diferentes entidades sociais, assistenciais e religiosas, a Coopavel pratica e exercita um dos mais relevantes pilares do cooperativismo, o interesse pela comunidade.
Nesta semana, a Coopavel entregou três toneladas de alimentos e mais de mil itens de higiene pessoal, conseguidos em uma ação solidária, para a União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer e casas de apoio. “O câncer é uma doença grave e que, quando detectado, não afeta apenas a vida do paciente. Ele altera a rotina da família. As casas de apoio são espaços nos quais, muitas vezes, famílias inteiras encontram abrigo, com alimentação e alojamento, enquanto acompanham o tratamento do doente”, diz o presidente da Uopeccan Leopoldo Furlan.
Na presença do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e de mulheres que representaram os cinco municípios que mais donativos conseguiram na mais recente ação solidária da cooperativa, Leopoldo compartilhou histórias com os quais convive desde que assumiu a presidência da instituição. “A gente pensa que os nossos problemas são grandes, de difícil solução. Aqui, diante do sofrimento do outro, da empatia e da união das mais diferentes pessoas que se aliam ao tratamento, vemos exemplos de pessoas que, com fé e esperança, revelam o melhor da essência humana”.
Leopoldo contou a história de uma senhora que, depois de curada, não queria ir embora, porque se apegou às pessoas, ao tratamento e aos cuidados que recebeu. “Também temos pacientes que são crianças e que, mesmo diante da incerteza, sorriem e mostram o seu amor pela vida”, contou Leopoldo. Emocionado, o presidente Dilvo também falou de experiências que teve com portadores de câncer e da força com a qual enfrentavam a doença. “Vocês todos, que se dedicam a essa causa, estão de parabéns e recebam toda a nossa admiração”, afirmou o presidente da Coopavel.
Agradecimento - Duas das cooperadas que participaram do ato de entrega deram depoimentos e agradeceram à Uopeccan pela atenção que receberam. “Por mais de seis meses estive aqui. Em 2007 e 2019, enfrentei dois cânceres. Venci graças ao amor da minha família, à fé que sempre tive em Deus e à excelência dos atendimentos da Uopeccan, a quem sou eternamente grata”, disse Ieda Wolf, de 71 anos, que é do município de Capitão Leônidas Marques.
Nesia Bianchini, cooperada em Vera Cruz do Oeste, também lutou e venceu um câncer em 2010. “Fiz quimioterapia e passei por cirurgia. Felizmente estou curada, trabalhando e vivendo normalmente”, diz ela, que tem 63 anos. “Tenho uma dívida de gratidão com essa instituição e com todas as pessoas que, tão carinhosamente, me acolheram”. A Uopeccan foi criada em 1991 e atualmente atende uma região formada por mais de 200 municípios. São cerca de 450 atendimentos diariamente. “A ajuda das pessoas, de empresas e do poder público é fundamental para que sigamos com essa missão”, afirmou Leopoldo.
A campanha de arrecadação de donativos foi realizada pela Coopavel de 1º a 31 de outubro como uma das atividades ligadas ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer. Com parceria da Cooperelas (formada por cooperadas e colaboradoras da cooperativa), a ação envolveu 34 unidades da Coopavel em 24 cidades do Oeste e Sudoeste do Paraná. Os cinco municípios destaque foram Capitão Leônidas Marques, Vera Cruz do Oeste, Braganey, Espigão Alto do Iguaçu e Cascavel.