Cascavel

O Contador de História emociona professores, pais e alunos

Evento aberto ontem prosseguirá até sexta-feira e o encerramento acontecerá na próx...

23 nov 22 - 11h57 Redação SOT
O Contador de História emociona professores, pais e alunos

Foi aberta na noite de ontem (22), no anfiteatro Emir Sfair, a edição 2022 do Contador de História, evento promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) que se tornou uma grande ferramenta de incentivo à leitura.

As histórias contadas pelos alunos emocionaram professores, pais e os próprios estudantes, além de outras pessoas que prestigiaram o  primeiro dia do evento.

A secretária Marcia Baldini lembra que o evento é aguardado com expectativas pela Educação Infantil. Serão quatro noites emocionantes para contar e ouvir histórias.

“Teremos 530 alunos participando nessas quatro noites e realmente é um momento de encontro de conhecimento, mas também de festividade, onde cada criança vai dar o seu melhor na contação de histórias e nós teremos na platéia os pais e familiares assistindo a esse brilhante trabalho”, destaca a secretária.

Marcia lembra que a atividade é fundamental no desenvolvimento do senso crítico da criança, na interpretação, na produção e, principalmente, na leitura.

“A criança ao ouvir a história ela se interessa pela leitura e se apropria da história através da leitura, então isso é fundamental. Sem contar que a história, na educação infantil, ela une o pai e a mãe, porque a criança está no início da alfabetização, então ela leva o livro para casa e tem o momento de contar a história juntos”, destaca a secretária.

Cilmara Cecatto Sachet, coordenadora do evento, destaca que desde 2017 é realizado o Contador de História que faz com que as crianças subam ao palco para narrar histórias

“A cada ano que passa nós temos estimulado para que crianças menores ainda venham ao palco, esse ano por exemplo, nós temos crianças a partir de dois anos de idade que vão subir ao palco para contar histórias, nós sabemos que a literatura infantil é fantástica, ela trabalha o desenvolvimento cognitivo das crianças, todo o processo de escrita e de leitura das crianças ele tem um papel muito importante na literatura infantil, então fazer esse evento para crianças com crianças nos deixa muito orgulhosos”, diz.

Pâmela Mikaela, mãe da pequena Catarina, afirma que o desenvolvimento afetivo e intelectual da criança.

“Eu acompanho a Catarina bem de perto e assim ela é uma criança que tem uma interatividade com todos, devido a gente conversar muito com ela, escutar história e sempre estar nesse meio, tanto no Cmei quanto na família”, conta.

O evento terá sequência nos dias 23, 24 e 25, sempre às 19h30. No dia 29, o encerramento será no Teatro Municipal Sefrin Filho, também às 19h30.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3cNjswL



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.