28 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Missão técnica apresenta boas práticas de Cascavel à Europa

Prefeito Leonaldo Paranhos e o procurador-geral, Edson Zorek, estão em Portugal em evento promovido pela CNM e custeado pela União Europeia...

Missão técnica apresenta boas práticas de Cascavel à Europa

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e o procurador-geral do Município, Edson Zorek, estão em Portugal em uma missão técnica do Programa InovaJuntos. Cascavel está apresentando as boas práticas do Município, transferindo conhecimento e recebendo informações sobre ações de outros municípios do Brasil e da Europa.

O InovaJuntos é um programa promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e custeado pela União Europeia.

“Isso permite que as cidades brasileiras e as cidades europeias, no caso Portugal, possam estar transferindo conhecimento e também representando suas boas práticas, tanto em um país como em outro. Cascavel está entre uma das 20 cidades do Brasil que estão participando e isso permite acordos de cooperações entre as cidades brasileiras, como também as cidades portuguesas e e outras cidades da Europa”, enfatiza Zorek.

Segundo ele, são dias produtivos e a série de visitas teve início em um parque tecnológico de Oeiras, cidade de 130 mil habitantes.

“Oeiras era uma cidade que tinha sérios problemas de habitação, de vulnerabilidade, onde pessoas moravam em barracas, e essa cidade se transformou através desse parque tecnológico, atraindo empresas de startup, de empresas voltadas à tecnologias, gerando receitas e, por consequência, melhor qualidade de vida para toda população que ali reside, saindo de umas das cidades com muito dificuldade,  para quarta melhor economia das cidades de Portugal, próximo à Lisboa”, conta Zorek.

Depois disso, a missão técnica visitou Guimarães, cidade histórica com mais de 160 mil habitantes, onde começou Portugal. “Ficou muito evidente nessa cidade os pilares que eles trabalham e as smart cities, as cidades inteligentes. Eles estão pautados na educação, ciência e tecnologia e cultura. Visitamos um centro histórico, onde é trabalhada essas questões da música, da educação, das artes plásticas e também um parque tecnológico voltado para para soluções da própria cidade, trazendo melhorias e mais qualidade de vida aos moradores. E, por consequência, esse parque tecnológico desenvolve também soluções para outros países, inclusive para Portugal, gerando também muita renda”.

Na cidade de Maia, com mais de 150 mil habitantes, a missão técnica conheceu o desenvolvimento tecnológico. Segundo Zorek, chamou a atenção um centro de tratamento de resíduos.

“Eles trabalham com uma empresa pública que desenvolve algumas atividades de reciclagem e seperação do lixo. Nos chamou atenção o sistema que eles desenvolveram, que permite que eles saibam a quantidade de resíduo que é gerado pelos moradores e, principalmente, a separação dos resíduos sólidos desse lixo. E fica muito claro, para nós, a educação que foi trabalhada ao longos dos anos para que isso fosse cumprido”, conclui.

Cascavel apresentou pontos positivos da cidade e a expectativa é de que a missão técnica resulte em acordos de cooperação. Nesta sexta-feira (26), a missão técnica estará na cidade de Coimbra.  

Por: SOT/Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade