13 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Trânsito: Motorista cascavelense segue cometendo muita infração

O relatório foi publicado no Diário Oficial do Município atendendo a determinação do Denatran...

Trânsito: Motorista cascavelense segue cometendo muita infração
©

 A Transitar divulgou o balanço das multas de outubro emitidas pelos radares eletrônicos que estão “espalhados” pela cidade desde julho deste ano, quando o novo contratou foi assinado e executado com uma empresa terceirizada instalando equipamentos de fiscalização. E, mais uma vez, os números chamam a atenção devido a grande quantidade de infrações. O relatório foi publicado no Diário Oficial do Município atendendo a determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Segundo o relatório, no mês de outubro foram 21.022 multas, sendo 10.488 de principais infrações e 10.478 de outras irregularidades, com a grande parte emitida pelos radares eletrônicos e o restante da Polícia Militar. De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, a quantidade de multas segue alta, o que é muito preocupante. “Tivemos uma pequena queda por excesso de velocidade, mas ainda continua muito elevado”, disse a presidente.

O mês fechou com 7.707 multas por excesso de velocidade e 2.318 por avanço de sinal vermelho. Comparando com o mês anterior, de setembro, este tipo de infração teve um aumento, já que setembro fechou em 2.139 e isso, de acordo com a presidente da autarquia é uma preocupação por estar envolver a maior parte dos acidentes. “Se existe um equipamento e uma sinalização isso deve ser respeitado, porque as regras de sinalização são as mesmas em todos os lugares”, reforçou Simoni.

Segundo a presidente, a autarquia reforça a informação de que mais de 80% dos acidentes na cidade ocorrem em vias com cruzamento semaforizados, locais em que, se os motoristas respeitassem a sinalização e as normas de segurança, os acidentes poderiam ser evitados. O excesso de velocidade teve uma pequena queda, em setembro foram 8.129 multas, mas segundo Simoni, é um dado ainda é preocupante. “Temos exemplo da Avenida Brasil, que muitos reclamam quando tem problema de sincronismo [dos semáforos], mas a avenida é uma via tranquila e isso deve ser respeitado”, falou.

Conversões a esquerda - Além dessas, tiveram ainda 10.478 de outras tipos de infração, a maior parte delas, quase 7 mil de conversão proibida à esquerda – especialmente nas Avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves, onde estão implantados os corredores exclusivos do transporte coletivo -, de embriaguez ao volante e ainda de pessoas que trafegam sem ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, 56 multas foram aplicadas pela a Polícia Militar e 463 em decorrência do não pagamento da taxa do EstaR (Estacionamento Regulamentado).

Dos 47 radares eletrônicos que foram contratados, faltam apenas 4 lombadas eletrônicas para serem instaladas, que são pórticos maiores, dois deles, na Avenida Brasil, mas que estão em processo de finalização.

Por: SOT/Via: Jornal O Paraná - Foto: Divulgação


Mais Lidas