Cascavel

Procuradoria da Mulher promove ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Coordenado pelas vereadoras Beth Leal (procuradora da Mulher) e Professora Liliam (...

30 nov 22 - 19h31 Redação SOT
Procuradoria da Mulher promove ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

A Procuradoria da Mulher da Câmara organizou nesta quarta-feira (30) uma roda de conversa para discutir o combate à violência contra a mulher e a conscientização da comunidade sobre a questão. O bate-papo aconteceu no saguão do Legislativo e reuniu cerca de 50 participantes, entre servidoras e assessoras, representantes do Poder Público e de entidades da sociedade civil.

Coordenado pelas vereadoras Beth Leal (procuradora da Mulher) e Professora Liliam (vice-procuradora), o encontro destacou pontos importantes para que Cascavel consiga reduzir os números alarmantes registrados todos os anos de violência contra a mulher e também oferecer acolhimento adequado e recursos para que as mulheres sobreviventes da violência possam refazer suas vidas. “Precisamos começar a construir um Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que envolva todas as secretarias e estabeleça ações concretas e conjuntas para curto, médio e longo prazo”, explica Beth Leal. A sugestão foi apresentada pela servidora municipal Susana Dal Molin.

Serão articuladas também a divulgação de um mapa da rede de proteção à mulher, para que todos os órgãos, imprensa e população saibam quais serviços estão disponíveis e em qual bairro. “A mulher que registra um boletim de ocorrência precisa saber que tem direito à auxilio da assistência social e também atendimento de saúde, por exemplo”, citou a Professora Liliam. “Hoje a rede de proteção no município está capilarizada pelos bairros e cada moradora pode, e deve procurar estes serviços para garantir seu sustento, sua independência financeira, segurança pessoal e de seus filhos”, enfatizou o secretário de assistência social, Hudson Moreschi.

Misael Pereira Júnior, da Secretaria Especial de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas, assinalou a importância de programas de responsabilização e conscientização para os homens agressores e Dayana Schihotski e Mayara Martins de Morais, da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Cascavel, propuseram um curso em conjunto com a Procuradoria da Mulher sobre violência institucional em 2023.

De janeiro até agora, o município atendeu 112 mulheres acompanhadas de 119 crianças e adolescentes no Abrigo Vanusa Covatti e 136 mulheres vítimas de violência psicológica, 122 registros de violência doméstica e 100 casos de violência física. Eles são os casos das mulheres que buscaram a assistência social. De acordo com a Delegada da Mulher, Barbara Strapasson, “a maior parte das mulheres nem chega a procurar estes serviços, seja por desconhecimento, por medo ou por falta de condição financeira e emocional de separar e sair de casa”. Mais de 100 boletins de ocorrência são registrados por mês na Delegacia da Mulher.

Os encaminhamentos propostos receberam o apoio e a colaboração de todas as presentes, que se comprometeram a seguir no trabalho coletivo. Dentre elas a jornalista Juliet Manfrin, Ceres Cavali, psicóloga, integrantes da Patrulha Maria da Penha, Univel, Secretaria de Saúde, Escola do Legislativo da Câmara, pedagogas, advogadas, estudantes e servidoras.

Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.