Paraná

AMOP realiza sua última assembleia ordinária de 2022

Entre os assuntos esteve a queda na arrecadação de ICMS...

08 dez 22 - 18h35 Redação SOT
AMOP realiza sua última assembleia ordinária de 2022

A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) realizou hoje (08), sua 11ª assembleia ordinária, última de 2022, com excelente quórum. Os prefeitos e prefeitas tiveram uma rica pauta com assuntos importantes e estratégico, principalmente o que abordou a arrecadação de ICMS.

O presidente da associação e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, o Kabelo, presidiu a reunião, ladeado pelo 1º vice-presidente e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, pelo 2º vice-presidente e prefeito de Marechal C. Rondon, Marcio Rauber e pelo prefeito de Cascavel, anfitrião do encontro, Leonaldo Paranhos.

O Delegado Regional da Receita Estadual, Silço Massao Takeshita, apresentou, ao lado do auditor fiscal, James Vanin de Andrade, os dados sobre a redução do ICMS dos Municípios, sentida principalmente em outubro e novembro, trazendo uma contextualização do momento vivido, dos impactos atuais e da projeção para 2023. 

“Essa situação é resultado de medidas federais, principalmente na questão do combustível e de comunicações. Isso realmente afetou a arrecadação não só do Paraná, mas de todos os Estados brasileiros. Para o próximo ano, esperamos que haja uma melhora, mas em decorrência da própria economia como ela está hoje, a tendencia é se manter nesses patamares que tivemos agora em outubro em novembro. O Estado está pensando em alternativas para mitigar essa redução”, afirma o Delegado Regional, Silço Massao Takeshita.

A pauta contou ainda com apresentação do médico José Cleber Feliciano Ferreira, focando na saúde mental e na importância de os Municípios terem políticas públicas cada vez mais assertivas para lidar com o desafio da depressão e da ansiedade, entre outros. A explanação trouxe diversos números e dados, inclusive sinalizando aumento no número de suicídios e o quanto isso impacta na Sociedade. 

Outro ponto de destaque foi a apresentação do programa educacional TIX Letramento, que já foi implementado em Marechal Cândido Rondon, com foco na inclusão tecnológica de estudantes com deficiência. O representante da empresa, Dayvid Aciprest, apresentou em detalhes o programa e o prefeito de Marechal Cândido Rondon destacou sua felicidade de proporcionar esse avanço de inclusão no Município. Também houve explanação do empresário Francisco Simeão sobre o projeto Ecoparque, que envolve construção de habitações sustentáveis, conectadas com programa focado na educação e na cidade. 

Para o presidente da AMOP e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, o Kabelo, todos os temas trazidos foram importantes e permitiram que a entidade finalize 2022 de forma fortalecida. “Estamos encerrando esse ano com crescimento, com adesão de mais Municípios, e há outros tentando vir para a AMOP, pelo seu grande valor e pelo tanto que é respeitada no Estado e no País”, comentou o presidente. 

Ainda de acordo com Kabelo, a expectativa é positiva para 2023, inclusive com a AMOP se adiantando na interação com o Governo Federal. “Essa visita, em Brasília, tratou com o novo governo sobre aquilo que é de interesse para o Oeste, buscando que sejamos vistos com outros olhos, inclusive ampliando parcerias que possam ampliar essa qualidade que nossa região tem em diversas áreas. Acreditamos que 2023 vai ser bom para todos e em especial para nossos prefeitos e prefeitas”, afirma o presidente da AMOP.

Via: Assessoria Amop - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.