GM e Transitar recuperam moto furtada em rondas de fiscalização
Em operação na segunda-feira (16), treze condutores foram flagrados dirigindo sem CNH, dentre eles um menor de 15 anos de idade...

Desde outubro do último ano, um novo procedimento de fiscalização vem sendo adotado pela Transitar, em conjunto com a Guarda Municipal, visando impedir condutas de risco na via pública, que colocam em risco os demais condutores e pedestres – além dos atos que envolvem de perturbação de sossego e ilícitos que comprometam a segurança pública. São as rondas ostensivas, de caráter preventivo, identificando procedimentos que comprometam a segurança da população, em todas as regiões de Cascavel, com foco nos pontos de reclamação dos moradores. Uma das vantagens dessa modalidade de fiscalização é a área abrangida pelos órgãos, coibindo condutas e fatores de risco.
Um exemplo dessas ações pode ser confirmada com a recuperação de uma motocicleta na noite da última segunda-feira (16), durante uma ronda na Rua Pio XII, no bairro Neva. A motocicleta apresentava características de que tinha acabado de ser deixada na via, com o motor ainda quente.
Nestas fiscalizações são identificadas algumas infrações que estão no ranking de maior número de reclamações da população cascavelense, como escapamento adulterado e som alto. Segundo a presidente da Transitar, Simoni Soares, nas abordagens da última noite foram três veículos autuados pelas irregularidades, mas somente no dia 30/12/2022, em uma única noite, 12 condutores foram enquadrados sob o artigo de som alto, perturbando o sossego dos moradores.
Dentre as infrações que mais têm se destacado nas operações, estão: falta de habilitação dos condutores, a exemplo desta, com 13 autuações – dentre eles, de um menor de idade de 15 anos; falta de cinto de segurança (12); criança sem utilizar o dispositivo de retenção, sendo que, em muitos casos, são flagradas sendo transportadas no banco da frente ou no colo dos pais; e é claro, a que tem sido combatida diariamente pelo órgão, a de embriaguez ao volante.
Na última noite (16) foram flagrados quatro condutores conduzindo veículos automotores sob efeito de álcool, com dois desses enquadrados em crime de trânsito, sendo conduzidos para a 15ª SDP para os procedimentos cabíveis. "O que nos preocupa ainda mais é a soma de fatores e condutas de risco em que estes condutores são flagrados, como os casos desta segunda-feira, onde as duas abordagens envolvendo embriagados enquadrados em crime estavam conduzindo motocicletas e um deles sem possuir CNH. Dos dois enquadrados em medida administrativa, um estava em excesso de velocidade e o outro, também não habilitado, estava com o filho fora da cadeirinha e no banco da frente", detalha Simoni.
No total, na operação que teve inicio às 18h e encerramento às 0h, foram lavrados 68 autos de infração, removidos oito carros, três motos e emitidas duas notificações para regularização de veículos. As rondas foram realizadas nos bairros Santa Cruz, Esmeralda, Maria Luiza e parcialmente na Neva e Parque São Paulo.