Saúde de Toledo encerra atividades do Janeiro Roxo com curso sobre hanseníase
Durante os eventos realizados na Rede de Atenção Primária de Saúde foram identificados três casos suspeitos, sendo que um foi descartado...

As ações do Janeiro Roxo, promovidas durante o mês pela Secretaria de Saúde para conscientizar e orientar sobre o combate à hanseníase, tiveram uma boa repercussão aos olhos dos organizadores. As unidades de saúde realizaram palestras, painel informativo, panfletos, avaliação clínica dos pacientes em tratamento e reavaliação de pacientes que terminaram o tratamento, além do agendamento para avaliação dermatoneurológica (pois a hanseníase afeta o sistema neurológico periférico).
Durante os eventos realizados na Rede de Atenção Primária de Saúde foram identificados três casos suspeitos, sendo que um foi descartado e para os outros dois foram solicitados exames. Também houve o encaminhamento de pacientes para dermatologistas e também para oncologia. O engajamento dos profissionais de saúde foi maciço em relação às orientações aos pacientes em sala de vacinas, corredores e consultórios no momento do atendimento.
“A campanha é de suma importância, visto que a maioria das pessoas acham que essa doença não existe mais, pensam em várias outras e buscam outras explicações. A Atenção Primária tem um olhar diferenciado para esse tipo de mancha. Temos sempre atualizações e capacitações na área para a identificação precoce, pois essa doença não acontece somente em pessoas de baixa vulnerabilidade”, avaliou a coordenadora administrativa da SMS, Sônia Pessi.
Dia da Mancha - dentro da programação do Janeiro Roxo foi realizado o Dia da Mancha, onde foram realizadas diversas atividades preventivas alusivas ao Dia Mundial da Hanseníase, celebrado no último domingo de janeiro. Pelo departamento de Vigilância em torno de 120 pessoas, entre agentes comunitários e servidores do departamento, receberam orientações e foram avaliadas neste dia. Várias abordagens realizadas na Feira Produtor e em alguns prédios públicos à exemplo do Paço Municipal Alcides Donin
Além de duas palestras realizadas em espaços fechados, nesta terça-feira (31) aconteceu um Curso sobre Hanseníase promovido pelo Ciscopar e Regional de Saúde. O evento reuniu profissionais de 18 municípios da região. A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Toledo, Marlene Abegg Ensina, falou sobre “Avaliação neurológica nos pacientes de hanseníase” para aproximadamente 150 profissionais de saúde, encerrando as atividades do Janeiro Roxo.
Mais Lidas
Publicidade