sábado, 19 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Clarão misterioso intriga moradores da região oeste do Paraná

A equipe de pesquisadores tenta mapear o local exato da queda....

Santa Tereza do Oeste - Um clarão seguido de ruído e uma forte explosão foi sentindo na madrugada de hoje em Santa Tereza do Oeste. O caso estranho foi acompanhado por alguns internautas que relataram nunca terem visto algo parecido. O fenômeno durou cerca de 30 segundos, mas não foi filmado. Nossa equipe de reportagem fez um levantamento minucioso junto aos órgãos de segurança da região mas não foi aberta nenhuma chamada.

Em Cascavel câmeras de segurança chegaram a registrar a luminosidade do suposto objeto celeste que assustou os moradores. Há especulações dando conta de que todo o mistério tenha sido provocado por um asteroide. A informação, entretanto, não foi confirmada. vários internautas estão enviando imagens de cmeras de segurança. 

O QUE PODE SER? - Astrônomos do Observatório Nacional, com sede na região do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, começaram a terça-feira (07) investigando o caso de uma bola luminosa que surgiu nos céus durante a madrugada. O “Clarão” foi visto em várias cidades da região Oeste Paranaense. 

A situação inusitada foi registrada à 01:04 e durou, aproximadamente, 30 segundos. Alguns internautas relataram terem ouvido um forte ruido seguido de uma explosão. Outros chegaram a sentir vibrações intensas dando a impressão de que houve tremor de terra sem, aparentemente, deixar qualquer dano. 

No início da manhã desta terça-feira (07/02), nossa equipe de reportagem conversou com a Astrônoma Josina Nascimento. Ela pertence ao Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. Se mostrou surpresa porque o Observatório onde ela trabalha mapeia, de maneira geral, todos os objetos espaciais. Citou, porém, que as características relatadas correspondem a presença de um meteoro que, ao entrar na atmosfera, sofre superaquecimento provocando o clarão. “Algumas vezes esse objeto, aquecido, se rompe espalhando fragmentos que são chamados de meteoritos ou estrelas cadentes”, contou. 

Josina explicou que os meteoros são rochas de vários tamanhos, podendo atingir grandes proporções. Ela disse nem sempre os meteoros se rompem e quando isso acontece eles colidem com a crosta terrestre provocando crateras por onde caem. A equipe de pesquisadores tenta mapear o local exato da queda.

Via: SOT/Carlos Zafari - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.