Futebol Clube Cascavel formando atletas e cidadãos
O projeto que iniciou em 2017, vem se tornando referência na formação de atletas profissionais...

Com 15 anos de idade, o jovem, mesmo com muito talento, ainda é imaturo, sendo necessário um bom suporte para o seu melhor desenvolvimento. Com os mesmos 15 anos, o jovem Futebol Clube Cascavel já é referência nacional, um prodígio pode se dizer. O clube que disputa a elite do Campeonato Paranaense desde 2015 e também compete no Campeonato Brasileiro Série D desde 2020, vem demonstrando muita envolvimento e responsabilidade na formação de futuros profissionais. Já falamos do projeto social Fábrica Cascavelense de Cidadão (FCC) e agora apresentamos um dos orgulhos do estado, as categorias de base da Serpente.
O projeto que iniciou em 2017, vem se tornando referência na formação de atletas profissionais. Contando com duas categorias, Sub-15 e Sub-17 disputando a elite do Campeonato Estadual.
“Acredito que todo time grande tem uma base forte. Para um time do interior se tornar grande é necessário entender uma coisa, se não é um grande comprador então precisa ser um formador, para ser reconhecido como um grande. E esse é o diferente do Cascavel, ser um formador”, descreveu Fabio Rosa, técnico da equipe sub-15.
Com objetivos de ser um formador, Cascavel deu um grande passo, fez algo incomum para as equipes de interior e até para alguns times de Série A, passou a trabalhar com dois centro de treinamentos, um para equipe profissional e outro só para as categorias de base. E assim como o CT do profissional, a nova “casa” dos meninos conta com todo o necessário para melhor formação de atletas e principalmente bons cidadãos.
“Estamos com toda a estrutura pronta e preparada para receber os atletas para fazer o melhor trabalho. Contamos com 3 campos, academia, sala de fisioterapia, quartos para alojamento, cozinha e refeitório, dois vestiários, sala da comissão técnica, sala de psicologia, todo o necessário para formação desses garotos”, afirmou Casagrande, diretor das categorias de base.
Apesar da grande estrutura e com duas equipes participando de grandes competições, a diretoria do Futebol Clube Cascavel segue em busca de conquistar o Certificado de Clube Formador, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ao qual, mesmo tendo revelado atletas como Bitello (Grêmio), Oberdan (Football Club Pohang Steelers), entre outros, é necessário passar por um série de inspeções e burocracias.
“Buscamos formar atletas e cidadãos, tudo isso tem que estar incluso. Essa é uma das missões e visões do Cascavel, temos consciência que nem todos se tornaram atletas profissionais, porém, o esporte ajuda na socialização, aqui dentro há regras de conduta, disciplina. Tudo isso faz com que o perfil deles molda o caráter, quando se tem um caráter já formado com disciplina, é formado um bom cidadão”, concluiu Fábio.
O FC Cascavel é mais que um time de futebol, é um bem da cidade para cidade.
Mais Lidas
Publicidade