Cascavel

Escritório de compras públicas específico para o setor do agro começa a operar em Cascavel

Iniciativa inédita no estado pode se tornar referência na mediação estratégica entr...

10 fev 23 - 16h59 Redação SOT
Escritório de compras públicas específico para o setor do agro começa a operar em Cascavel

O escritório de compras públicas dedicado ao empreendedor rural – Escritório Compra Agro, foi lançado nesta quinta-feira (9), no Show Rural Coopavel, evento de difusão de tecnologia agropecuária que acontece anualmente em Cascavel, na região oeste do Paraná. O ECP é uma iniciativa do Sindicato Rural de Cascavel, Sebrae/PR e da Prefeitura, e conta com a parceria do Exército Brasileiro e do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR).

Além de aproximar os produtores rurais e compradores, o Escritório visa a inserção e a manutenção dos pequenos negócios rurais no mercado de compras públicas, mapear a oferta e demanda de produtos da agricultura familiar, incentivar o consumo e a valorização de alimentos da agricultura familiar, e a capacitação para que os produtos e serviços sejam de qualidade e possam refletir no desenvolvimento do município.

“O Escritório de Compras Públicas do Agro vem preencher uma lacuna importante para o setor produtivo. Junto com demais entidades, organizamos um ambiente de vantagens tanto para quem compra, como para quem vende. O produtor deixa de adquirir insumos e matérias-primas com viés varejista e passa a atuar como atacadista, pois a união faz a força”, diz Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destacou a iniciativa, pioneira no estado. “O que lançamos hoje é uma ferramenta de desenvolvimento através da capacitação e da promoção do mercado neste segmento. É o resultado da convergência de esforços e, acreditamos que esse modelo poderá ser replicado no Paraná”, projeta Tioqueta.

Para Norberto Ortigara, secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, todo o movimento que se fizer em favor da aproximação do comprador e vendedor é salutar para o mercado.

“Quando a gente produz, faz para vender, onde quer que haja um cliente, seja para supermercados, feiras, varejões ou mesmo para o setor público, onde se tem um potencial enorme com compras da União, estados e os municípios”, refere Ortigara.

No local, os produtores recebem, gratuitamente, orientações sobre as documentações necessárias para participar de um processo de compras públicas, têm acesso aos editais disponíveis, além de informações sobre o cadastramento na agricultura familiar.

“Sabemos que alguns produtores rurais precisam de apoio e queremos incluí-los no mercado de compras públicas. Tudo isso vai ajudar a termos informações consolidadas e consistentes, tanto de oferta quanto de demanda, dentro do segmento”, explica o consultor do Sebrae/PR, Adir Sidnei Mattioni.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli, explica que a agricultura familiar tem recebido atenção especial, para que os produtores rurais possam, através da diversificação, melhorar a qualidade de vida com a obtenção de mais renda.

Segundo Hivonete, através do trabalho do Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, as práticas vão além da busca pela sustentabilidade.

“Ao alinhar a atuação do sindicato rural com políticas públicas de direcionamento para a produção, criamos também uma dinâmica que, além de garantir a colocação segura de tudo que se produz nas áreas, proporciona mais um elo de segurança alimentar para o mercado consumidor, com um cronograma organizacional, que vai desde a produção, políticas de preço, garantias de venda, contratos de aquisição e remuneração. Acreditamos que o Escritório será um marco nesse processo”, pontua.

Hoje, conforme Hivonete, a secretaria municipal de Educação adquire uma parte significativa de toda a produção da agricultura familiar, sendo considerada uma das maiores compradoras desse segmento.

Também prestigiaram o lançamento: Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR; Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável; Renato Silva, vice-prefeito de Cascavel; Aldo Nelson Bona, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Cesar Stein; Genésio Pegoraro, presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel; entre outras lideranças públicas e empreendedores do agronegócio.

Via: Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.