24 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Vereador Laércio questiona impactos ambientais do aumento do perímetro urbano

O vereador Laércio de Oliveira (PT) destaca que o Plano Diretor pode ser um grande instrumento de apoio para a correção das políticas públicas...

Vereador Laércio questiona impactos ambientais do aumento do perímetro urbano
©

Um conjunto de projetos de lei que tratam de como o município deverá se desenvolver nos próximos anos está em tramitação na Câmara de Cascavel. Os documentos estabelecem diretrizes para o desenvolvimento urbano, através do Plano Diretor, que precisa ser revisado a cada cinco anos. Entre as principais alterações propostas está a expansão da área de ocupação, ou seja, o aumento do perímetro urbano.

O vereador Laércio de Oliveira (PT) destaca que o Plano Diretor pode ser um grande instrumento de apoio para a correção das políticas públicas voltadas à promoção da melhoria da qualidade de vida da população, no entanto, "o que estamos vendo é um aumento de hectares desproporcional e que desconsidera os impactos ambientais", afirma.

Por essa razão, o parlamentar protocolou o Requerimento nº 25/2023, à Secretaria de Planejamento e Gestão, solicitando informações acerca dos terrenos não edificados no perímetro urbano de Cascavel. "Estamos questionando se a Prefeitura chegou a realizar estudos para a implantação do IPTU progressivo aos proprietários de imóveis não utilizados ou subutilizados, visando estimular o aproveitamento dessas áreas não edificadas já atendidas pela estrutura pública antes de expandir para as áreas carentes", explica.

Nos últimos seis anos, o perímetro urbano de Cascavel aumentou quase 32 km², o equivalente a 3.200 hectares. A última alteração aconteceu em 2020, quando a Câmara aprovou pedido do Poder Executivo que solicitava aumento em algumas regiões da cidade.

/Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer


Mais Lidas