Paraná

A importância do esporte feminino: Jogadoras 'tiram a camisa' em protesto contra falta de apoio

A foto mostra seis atletas da equipe sem camisa, apenas com o calção do time, no me...

08 mar 23 - 10h56 Redação SOT
A importância do esporte feminino: Jogadoras 'tiram a camisa' em protesto contra falta de apoio

A falta de apoio financeiro ao esporte feminino é uma realidade que afeta muitas equipes pelo país, e a Associação Feminina de Futsal de Apucarana (AFFA), no Paraná, é um exemplo disso. Depois de terem sido obrigadas a desistir de competir na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal por falta de apoio, as jogadoras resolveram chamar a atenção da comunidade através de uma foto como forma de protesto na semana em que se celebra o Dia da Mulher.

A foto mostra seis atletas da equipe sem camisa, apenas com o calção do time, no meio da quadra do Ginásio de Esportes Lagoão, onde disputaram a Série Prata de 2022 e ganharam a final, se consagrando campeãs. A frase faz um questionamento sobre a falta de apoio: “Se não tivéssemos peitos, vocês nos apoiariam?”.

Para a ala Ana Guedes, uma das jogadoras que participou do manifesto, o objetivo dessa foto é gerar uma reflexão na sociedade em relação ao que elas passaram. “A nossa luta hoje é por igualdade, a gente luta hoje para que amanhã sua filha, sobrinha, neta, uma mulher que seja da sua família não tenha que passar o que estamos passando, que ela possa desfrutar de uma coisa boa. A gente sabe que não foi fácil durante esses 12 anos. O pior de tudo é que aqui na cidade a desigualdade com as mulheres não está escondida, está escancarada, só não vê quem não quer”, disse.

A falta de apoio financeiro e de visibilidade para o esporte feminino é um problema que afeta não só a equipe da AFFA, mas muitas outras pelo país. A desigualdade entre homens e mulheres no esporte é de uma proporção muito grande, e é preciso que a sociedade como um todo reflita sobre esse tema e busque soluções para mudar essa realidade.

Além disso, é importante destacar que o esporte é uma ferramenta fundamental para a promoção da saúde e da qualidade de vida, além de contribuir para a formação de valores como trabalho em equipe, respeito e superação de limites. Por isso, é fundamental que o esporte feminino receba o mesmo apoio e visibilidade que o esporte masculino, garantindo que mais mulheres possam ter acesso a esses benefícios.

Espera-se que o protesto da equipe da AFFA possa sensibilizar a comunidade e as autoridades locais e, assim, abrir caminho para uma mudança positiva na realidade do esporte feminino em Apucarana e em todo o país.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Associação Feminina de Futsal de Apucarana


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.